Hora Certa

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Legislação - Arquivos da ditadura militar brasileira serão publicados na Internet

Projeto Brasil Nunca Mais Digital vai repatriar e digitalizar o conteúdo de mais de 700 processos.

Arquivos da Ditadura Brasiliera agora na Intrenet.
Enquanto políticos como José Sarney e Fernando Collor lutam para manter documentos secretos do Governo inacessíveis para sempre, o projeto Brasil Nunca Mais Digital anuncia que vai repatriar e publicar na Internet o conteúdo de mais de 700 processos instaurados no Superior Tribunal Militar durante a ditadura militar. De acordo com a Agência Brasil, os documentos serão hospedados no servidor do Ministério Público Federal e disponibilizados para consultas online. A previsão é que o processo seja concluído em um ano.

Segundo a agência de notícias, os arquivos do período entre 1961 e 1976 foram copiados e microfilmados ainda durante a ditadura, em um trabalho apoiado por entidades católicas e protestantes. Para que isso acontecesse, advogados pediam acesso aos processos com o pretexto de consulta e passavam para um grupo, que fazia cópias antes de o material ser devolvido.

Para evitar que os militares destruíssem as provas das violações dos direitos humanos, as cópias em microfilme foram enviadas para os Estados Unidos. Lá, ficaram sob a guarda da entidade Center for Research Libraries, e agora retornam ao País.

FONTE: IDG NOW - OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

 

Nenhum comentário: