Hora Certa

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cidades - Saiba o que fazer se sacar uma nota manchada no caixa eletrônico

As ações criminosas já deixaram cerca de 75 mil cédulas manchadas

De acordo com o Banco Central, se o cidadão sacar em um caixa eletrônico uma nota machada acidentalmente pelo mecanismo antifurto da máquina ele deve registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) em uma delegacia, tirar um extrato da conta bancária e levar a documentação à agência bancária.
As informações são do diretor de Administração do Banco Central, Altamir Lopes.
- Esse deve ser o procedimento do cidadão e com essa regulamentação as instituições terão maior cuidado de repor o dinheiro nos caixas, mas ocorrências podem aparecer.
Após dar entrada ao processo, o cidadão poderá ser ressarcido do valor da nota, se for comprovado que a mancha foi acidental. Isso porque se a mancha tiver sido produto de uma ação criminosa, a nota não será ressarcida, de acordo com as novas regras divulgadas nesta quarta-feira pelo BC.
Caso não haja entendimento entre o cidadão e o banco, a vítima deve se encaminhar ao Banco Central.
- Na nossa experiência com notas falsas, quando aconteceu de um cidadão receber uma nota falsa de um caixa automático, o que é raro, houve entendimento entre ele e a instituição financeira.
Existem hoje no Brasil cerca de 150 mil caixas eletrônicos. As ações criminosas em alguns desses caixas deixaram, de acordo com o BC, 75 mil notas manchadas. O período em que essas cédulas começaram a ser danificadas com esse tipo de equipamento não foi informado.

Orientação
O banco orienta a população que possuir algumas dessas cédulas a encaminhá-las a uma agência bancária, que se encarregará de remetê-la ao BC, onde será mantida sob custódia para análise. Se for comprovado que o dano foi provocado por algum dispositivo antifurto, a instituição financeira deverá comunicar ao portador que a cédula foi fruto de ação criminosa e se encontra à disposição das autoridades competentes para investigação criminal.Se ficar provado que o dano não foi causado pelos dispositivos antifurto, o banco deverá trocar a nota.
O objetivo das medidas anunciadas é contribuir para a redução dos casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas ou furtadas.

FONTE: R7 - OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

Nenhum comentário: