Hora Certa

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Astonomia - Eclipse parcial da Lua será visível em Cuiabá à partir das 18 horas

Nesta quarta-feira, 15, a  Lua, na fase cheia, deverá surgir parcialmente eclipsada no céu de Mato Grosso. O eclipse lunar parcial deverá terminar às 18h02, e por isso quem quiser observar esse espetáculo deverá ficar atento ao surgimento da Lua entre o leste e o sudeste local, do lado oposto ao pôr-do-sol.

A orientação é da professora Telma Cenira Couto da Silva, do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso, doutora em Astronomia pela USP. Nesse dia, o "Astronomia no Pantanal", grupo de popularização de Astronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), disponibilizará telescópios para a observação do céu entre as 17h45 e as 20h45, no estacionamento do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Fazem parte do "Astronomia no Pantanal", além de Telma Couto, os professores Denilton Carlos Gaio e Shozo Shiraiwa e os mestrandos Marcos Gonçalves Guimarães Correia Lima e Tarsila Marília de Oliveira.

"Como a Lua estará se levantando no horizonte, ela será melhor observada de lugares altos como edifícios. Após o eclipse lunar parcial, haverá o eclipse penumbral da Lua, que ocorrerá até as 19h01. Porém, um eclipse penumbral é de difícil percepção para o observador, já que a Lua apenas diminui um pouco o seu brilho. Portanto, o show no céu deverá terminar logo após as 18h02", explica. Um eclipse lunar pode ser observado sem ocasionar qualquer risco à saúde, informa a pesquisadora.

É importante ressaltar que as previsões para eventos astronômicos dependem da latitude e longitude geográfica do observador; cálculos mais precisos incluem também a altitude do local. "Embora este eclipse seja classificado como um eclipse lunar total, para nós ele será apenas um eclipse lunar parcial, e ainda assim, não observado desde o seu início, que começará logo após as 17h03, quando a Lua ainda estará abaixo do horizonte e não visível na maioria do estado de Mato Grosso".

FONTE: 24HORASNEWS. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

Nenhum comentário: