Hora Certa

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Educação - MEC suspende 11 mil vagas em cursos de Direito de baixa qualidade

Cerca de 11 mil vagas de 136 cursos foram suspensas pelo Ministério da Educação (MEC) devido a notas baixas em exames de avaliação. A medida se encontra no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) e se refere a graduações que obtiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) 1 ou 2, consideradas insatisfatórias, em 2009. O CPC 3 é razóavel e 4 e 5, bons. 
Os quesitos avaliados são a nota dos alunos durante o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), a titulação e o regime de trabalho do corpo docente e a infraestrutura.  Os cursos da medida são de instituições privadas e os cortes variam de 15% a 65% do total de vagas oferecidas pela faculdade a partir do CPC (quanto pior a nota, maior a redução). Por outro lado, o Diário Oficial da União confirma a autorização para o funcionamento de 33 novos cursos de Direito, totalizando 4,2 mil vagas.
 
“O número de vagas encerradas é maior do que o de autorizadas. E essa é uma tendência para aqueles cursos que já estão com algum grau de saturação. A dinâmica é oferecer novas vagas, retirando vagas ruins do mercado. E nos cursos mais saturados, com um retirada maior do que daquelas que são recolocadas”, explica Luís Fernando Massonetto, professor da Universidade de São Paulo (USP) que assumiu a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, criada recentemente.
 
A suspensão das vagas de hoje não é definitiva e pode ser "devolvida" se o curso apresentar melhora na qualidade do ensino.
 
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Nenhum comentário: