Hora Certa

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Lançamento - Jim Carrey veio ao Rio de Janeiro para acompanhar pré-estréia de seu novo filme "Os pinguins do papai"

Lançamento do novo filme de Jim Carrey.
O repórter do "Pânico na TV", da "RedeTV!", César Polvilho, realizou um sonho de infância na noite desta terça-feira em um cinema da Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele conseguiu entregar uma carta em inglês ao ator Jim Carrey, algo que deseja fazer desde que era criança. O Freddie Mercury Prateado chegou a se emocionar e quase chorou quando o astro de Hollywood ouviu o que ele tinha a dizer. 

O fato aconteceu na hora em que Jim chegou ao cinema na Lagoa para a pré-estreia do seu novo filme, "Os pinguins do papai". Polvilho só conseguiu entregar a carta por meio de Rodrigo Santoro, que é amigo do ator canadense. A carta foi lida pelo próprio Santoro, para a alegria do integrante do "Pânico". Polvilho ficou emocionado e quase deixou o choro escapar. Jim Carrey afirmou que ficou contente. 

No clima amistoso e de descontração da pré-estreia do novo longa do ator, muitos famosos marcaram presença, entre eles Suzana Werner, Herson Capri, Bruna Marquezine, Julia Lemmertz, entre outros.

FONTE: SITE DA WEB RÁDIO MULTY SOM. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.  

Politica - Diplomata chamou Câmara do DF de 'refúgio de canalhas', diz Wikileaks

Documento vazado por site traz mensagem de John Danilovich em 2004. Ex-embaixador avaliava cassação de deputado acusado de assassinato. 

O Wikileaks divulgou na terça-feira (28) em sua página da internet uma correspondência diplomática de 10 de agosto de 2004 na qual o ex-embaixador americano John Danilovich descreve a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) como um “refúgio de canalhas”.

O texto faz parte de um conjunto de relatórios sigilosos da diplomacia americana referentes ao período entre 2006 e 2010 que foram vazados pelo site a partir de dezembro.
Com o título “Um trapaceiro a menos na galeria; político acusado de homicídio é expulso do legislativo de Brasília”, o relato tem como tema principal a cassação do deputado distrital Carlos Xavier, ocorrida em 5 de agosto de 2004. 

O deputado foi acusado de ser o mandante do assassinato de um adolescente identificado como o suposto amante de sua mulher. Xavier disse que tomou conhecimento da mensagem pelo G1 e que irá conversar com seu advogado para decidir quais medidas serão tomadas.

Ele reforçou que não é um "canalha e, sim, um pai de família". "Todo mundo tem o direito de errar, cabe à Justiça cuidar disso. Nunca pisei numa delegacia e há sete anos estou lutando pela minha inocência, já que foi tudo uma montagem, uma armação diabólica para me tirarem da Câmara Legislativa", declarou.
 
O ex-distrital, que atualmente é servidor público do governo federal, afirma não ter intenção de voltar para a vida política. "Tudo que passei durante aqueles anos foi muito dolorido, mas acredito que a Câmara tem contribuído muito para a sociedade", disse.

O G1 entrou em contato com a embaixada americana, que disse que não comenta os casos divulgados pelo Wikileaks. A assessoria da Câmara Legislativa, por sua vez, disse que aguarda uma posição da presidência sobre se a Casa irá divulgar uma nota oficial ou se os deputados vão se manifestar em plenário. A reportagem tenta localizar o ex-deputado citado no telegrama diplomático.

Na mensagem com oito tópicos, Danilovich diz que o precedente aberto pela cassação de Carlos Xavier, a primeira da CLDF, deve ter causado preocupação em outros parlamentares da Casa formada por 24 membros. Isso porque, para ele, a CLDF “ainda abriga meia dúzia de deputados suspeitos de vários crimes”. Na lista de suspeitos, o ex-embaixador indica o nome de nove políticos
 
O então representante dos Estados Unidos no Brasil critica ainda a qualidade do trabalho da Câmara Legislativa ao citar projetos como o que criava uma lagoa para que os desempregados pudessem pescar suas refeições. Também chamou atenção do ex-embaixador a proposta que criava banheiros públicos exclusivos para gays.

No texto, Danilovich diz duvidar que a saída de Xavier seja o início de uma “limpeza” na Câmara Legislativa, visto que a cassação foi aprovada pelo quórum mínimo – 13 parlamentares – e que os eleitores de Brasília “têm memória extremamente curta”, quando o assunto é corrupção.

O diplomata finaliza a mensagem com o comentário: “Não está claro se o caso (do deputado cassado) é um golpe contundente contra a impunidade dos políticos brasileiros, um pequeno passo na direção certa, ou apenas serve para desenhar uma linha vermelha trêmula: a de que assassinos, pelo menos, não serão tolerados na legislatura em Brasília".

FONTE: G1 GLOBO BRASÍLIA. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.
 

 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou a todos os organismos que preparam-se para a chegada do próximo comboio humanitário a Gaza e que deem "tratamento especial" aos jornalistas estrangeiros, após as ameaças feitas no domingo pelo chefe do Escritório de Imprensa de Israel. Conforme comunicado do primeiro-ministro, quando soube das advertências que o Escritório de Imprensa do Governo (GPO, na sigla em inglês) havia feito aos jornalistas estrangeiros que pensavam somar-se à frota, "ordenou que não fosse aplicada a política convencional a qualquer embarcação que chega a Israel ilegalmente".

Netanyahu, diz a nota, "ordenou a definição de uma norma especial", em aparente alusão para que não sejam detidos e posteriormente expulsos. No domingo, a GPO, organismo dependente do primeiro-ministro, advertiu aos jornalistas que embarcar no comboio rumo à Gaza representa uma vulneração à lei israelense e pode gerar sanções.

"A participação no comboio é uma violação da legislação israelense e os participantes são suscetíveis a terem negada a entrada no Estado de Israel por dez anos, ao confisco de seus equipamentos e outras sanções", diz a carta da GPO. A Associação da Imprensa Estrangeira em Israel criticou as "ameaças" e considerou que enviam "uma apavorante mensagem à imprensa internacional e gera sérias dúvidas sobre o compromisso de Israel com a liberdade de imprensa".

O organismo exortou ao Executivo israelense a "voltar atrás em sua decisão imediatamente". Netanyahu, que trata de dissipar uma possível crise entre seu Governo e os meios internacionais antes mesmo da chegada do comboio, afirma que Israel garantirá uma cobertura "transparente" e "crível".

Alguns comentaristas locais afirmaram que o primeiro-ministro não estava sabendo da carta do GPO e que ao informar-se pediu que o assunto fosse resolvido sem que recaiam sobre Israel acusações de impedir a liberdade de imprensa. 

FONTE: SITE TERRA. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

Politica - Marina Silva estuda ir para outra legenda ou criar novo partido

A ex-senadora Marina Silva decidiu dar mais uma semana de prazo para anunciar se permanecerá no PV. Ela esteve na noite de domingo no apartamento do ex-deputado Fernando Gabeira, acompanhada do deputado federal Alfredo Sirkis e assessores. Marina estudaria o ingresso em outra legenda ou a criação de um novo partido, também focado em questões ambientais. A possibilidade de seu grupo anunciem a saída do PV.

Marina e seu grupo têm demonstrado descontentamento com a direção nacional do partido e reclamam da falta de espaço nas decisões da legenda. Ela disse que até a semana que vem, nada será anunciado. "Ainda tenho outras reuniões marcadas antes de tornar pública qualquer decisão", afirmou Marina.

Os descontentes cobram eleições para os diretórios municipais e a fixação de um prazo de mandato para a Executiva Nacional. De acordo com Sirkis, o PV enfrenta, atualmente, "uma crise séria". O atual presidente, José Luiz Pena, está à frente da direção do partido há 12 anos. "O PV tem hoje uma situação catastrófica, com alianças políticas contestáveis, como em Mato Grosso e no Amazonas. O partido está sendo penalizado", diz Sirkis.

FONTE: SITE DA WEB RÁDIO MULTY SOM. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO. 

Esporte - Cielo fatura mais um ouro em Paris encerrando participação

Cesar Cielo manteve sua rotina de medalhas de ouro neste domingo. Desta vez, o nadador faturou a primeira colocação na prova dos 50m livre no Torneio Open de Paris. Foi a terceira conquista na competição, já que na véspera havia vencido os 50m borboleta e os 100m livre. Bruno Fratus também participou da final, mas ficou com a quinta posição.

A prova foi muito difícil para Cielo, que superou o francês Fred Bousquet por apenas 12 centésimos, com o tempo de 21s66, contra 21s78 de seu oponente. Além dos 50m livre, o Brasil também faturou outras medalhas neste domingo. Henrique Martins ficou com o bronze nos 100m borboleta e com a prata nos 200m medley, enquanto Joanna Maranhão levou o bronze nos 200m medley.

O Brasil encerrou sua participação  no Torneio Open de Paris com 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze. O próximo compromisso da Seleção é o Mundial de Esportes Aquáticos, que será disputado em Xangai. A equipe viaja no dia 8 de julho para Macau para passar por um período de aclimatação.

FONTE: SITE DA WEB RÁDIO MULTY SOM. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

TV e Cinema - Marieta Severo convidada para interpretar Dilma no cinema

A atriz brasileira Marieta Severo foi convidada para interpretar a presidente Dilma Roussef no cinema. De acordo com a assessoria de imprensa da atriz, o convite foi feito recentemente e Marieta ficou feliz.
 
Ela foi convidada, mas ainda não aceitou. Vai ler o argumento, que ainda não está pronto, e saber quando o filme será rodado. Enfim, precisa de avaliar a sua agenda, disse a assessora de Marieta.

O argumento do filme será baseado no livro «A Primeira Presidenta», do jornalista Helder Caldeira. Já a produção caberá a Antonio de Assis. A atriz brasileira Marieta Severo foi convidada para interpretar a presidente Dilma Roussef no cinema. De acordo com a assessoria de imprensa da atriz, o convite foi feito recentemente e Marieta ficou feliz.
 
Ela foi convidada, mas ainda não aceitou. Vai ler o argumento, que ainda não está pronto, e saber quando o filme será rodado. Enfim, precisa de avaliar a sua agenda», disse a assessora de Marieta. O argumento do filme será baseado no livro. A Primeira Presidenta, do jornalista Helder Caldeira. Já a produção caberá a Antonio de Assis. 

FONTE: DIARIO DIGITA. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tecnologia - Brasileiros participam de estudo sobre aglomerados de galáxias

Uma equipe internacional de cientistas, da qual fazem parte três brasileiros, divulgou nesta quarta-feira um estudo que investiga o nascimento e a história do aglomerado de galáxias Pandora, ou Abell 2744.

Quando grandes aglomerados de galáxias chocam uns com os outros, o resultado é um tesouro de informação para os astrónomos. O estudo em questão reconstituiu a história da colisão das galáxias Pandora, que ocorreu durante um período de 350 milhões de anos.

Julian Merten, um dos cientistas líderes deste novo estudo, explica como foi feita a investigação. “Tal como um investigador que, ao estudar uma colisão, descobre a causa de um acidente, nós podemos utilizar observações  destes empilhados cósmicos para reconstruir os acontecimentos que tiveram lugar durante um período de centenas de milhões de anos”.

As galáxias, embora brilhantes, correspondem na realidade a menos de 5% da massa dos aglomerados. O resto, cerca de 20%, é constituído de gases que brilham apenas em raios X.

Os outros 75% são compostos por matéria escura, que é completamente invisível. Para compreender o que aconteceu durante a colisão, a equipe precisou mapear as posições dos três tipos de matéria no Abell 2744.

Os resultados do estudo revelaram fenômenos curiosos. “O Abell 2744 parece ter-se formado a partir de quatro aglomerados diferentes envolvidos numa série de colisões durante um período de cerca de 350 milhões de anos. A distribuição irregular e complicada dos diferentes tipos de matéria é extremamente invulgar e fascinante,” diz Dan Coe, outro autor do estudo.

Os aglomerados de galáxias são as maiores estruturas no cosmos, contendo bilhões de estrelas e o modo como se formam e se desenvolvem através de colisões repetidas tem profundas implicações no nosso conhecimento do Universo.

FONTE: JORNALISMO eBAND. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Nostalgia - O Fusca continua sendo um catalisador de emoções

Fusca 1971, azul diamante impecavel, também tenho um.
O Dia Mundial do Fusca surgiu graças à dedicação de Alexander Gromow, um alemão que veio para o Brasil com apenas 2 anos de idade. Ele teve a ideia e trabalhou no sentido de lançá-la mundialmente isso na primeira metade da década de 1990.


Velhos, mas bem conservados
Além dos modelos curiosos, a comemoração do Dia Mundial do Fusca, que ocorrerá neste domingo, em Curitiba, contará com a presença de exemplares bastante raros, como a versão Heb Muller, ano 1950, motor 1100, do aposentado José Francisco dos Santos, 57 anos. O conversível no estilo saia-e-blusa, na cor azul-marinho com bege nas laterais, é uma verdadeira relíquia. Somente 540 unidades foram fabricadas. No Brasil se tem conhecimento de apenas duas em estado original: essa de Curitiba e outra de São Paulo. Outras são vistas rodando por aí, mas trata-se de réplicas feitas em fibra de vidro.
 
O carro veio do Estados Unidos para o Brasil desmontado, adquirido há 25 anos como sucata por um conhecido de José Francisco. “Levei 15 anos para montá-lo novamente, já que muitas peças estavam faltando. Alguns componentes só existiam no mercado americano e, de tão raras, eram difíceis de encontrar”, conta.

O Fuscão ano/modelo 1974/75 de Wolfgang Pe­­ter Goossen, técnico em mecânica, de 57 anos, é outro exemplo de “mosca branca”. Apesar de a produção do modelo ter atingido 19 mil unidades, o exemplar do curitibano é o único no Paraná e um dos poucos no país em excelente estado de conservação e restauração. “É como encontrar uma agulha no palheiro. Não existem mais peças”, argumenta.

O dono está com o carro há 35 anos e se orgulha de exibir o modelo com todos os componentes originais de fábrica. Do contagiros, vo­­lante esportivo e rodas aro 14 ao termostato (medidor de pressão do óleo), amperímetro (mede a cor­­rente elétrica da bateria) e relógio de horas.


Os acessórios eram exclusivos desse Fusca, chamado de “besourão” devido ao motor 1600 S, novidade na época, e também à carburação dupla e ao scoop (entrada de ar forçado), além dos orifícios maiores no lugar das tradicionais aletas da tampa traseira. “Os outros modelos não traziam essa configuração. Motor só havia o 1300 e o 1500”, recorda Goossen.

FONTE: GAZETA DO POVO ONLINE. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO. 

Automóvel - Nostalgia - Todo Mundo abordo de um Fusca.

Criado por um alemão radicado no Brasil, o dia mundial do carro da VW é celebrado nos cinco continentes. Em Curitiba, a comemoração será neste domingo.

Durante essa semana fãs do Fusca de todo o planeta es­­tão celebrando o dia mundial do simpático carro, co­­memorado hoje. Foi em 22 de junho de 1934 que o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Na­­cional da Indústria Auto­­mobi­­lística Alemã assinaram o contrato para a fabricação do Volks­­wagen, apelidado por aqui de Fus­­ca, que viria a ser um dos modelos mais ven­­didos da história.

A passagem é celebrada de duas formas: por meio de um encontro entre apaixonados pelo Fusca em um determinado espaço para expor suas “preciosidades” ou através do “Drive your VW Beetle to work day”, que na tradução do inglês significa “Dia de levar o seu Fusca para o trabalho”. Neste caso, os proprietários colam cartazes nos vidros laterais traseiros para indicar que estão participando da comemoração. 

O primeiro tipo de homenagem é praticado há três anos em Curi­tiba. A edição 2011 do Dia Mundial do Fusca será neste domingo na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, das 10 às 18 horas. Or­­gani­za­do pelo Fusca Mania Clu­be Curitiba, com apoio da Copava, concessionária Volkswagen na capital, o encontro exibirá 150 unidades do “besouro”, como é carinhosamente conhecido, de diferentes versões e épocas. 

Alguns veículos que estarão expostos chamam a atenção pela excentricidade. O Standard 1969, motor 1300, do casal Marco e Lana Rebuli, é vestido com inúmeros aces­só­­rios. São 123 ao todo. As peças mais antigas são o bagageiro e o ga­­lão de combustível fixado no meio do estepe, ambos da década de 1950.

A lista inclui ainda mosqueteiro nas portas, grade de proteção na lente dos faróis, que trazem também as famosas sobrancelhas (usadas na Europa para evitar o acúmulo de neve) e porta-mapa no teto. Marco Rebuli revela que decidiu incrementar o fusca por que ele não se destacava nos eventos. “Come­çamos a mudá-lo há 15 anos e de lá para cá já ganhou pelo menos 15 troféus”, relata. Há um ano, o casal incorporou mais um item que o deixou ainda mais ex­­clusivo: o para-brisa basculante.

Estilo lata velha

O Fusca 1969, motor 1300, dos ir­­mãos César e Lucas Barbosa, é outro exemplar que atrairá os olhares do público. Quem vê o carro num primeiro momento achará que ele re­­cém saiu do ferro-velho. O desgaste na pintura e a ferrugem estão por toda a lataria. Mas ao observar o interior bem acabado e original perceberá que a aparência “caindo os pedaços” nada mais é que um dos estilos adotados pelos fãs do Fusca. O movimento surgiu nos Estados Unidos e ficou conhecido como Hood Ride, no qual o carro é sucateado propositalmente.

No caso do Fusca dos irmãos, ele já estava deteriorado quando foi adquirido. “Ficou parado por dois anos, ao ar livre, no quintal do antigo dono. As portas estavam podres e o assoalho furado”, conta Lucas. O modelo radical ganhou ainda um desenho simulando um arranhado no capô.

Um detalhe curioso é que toda a família Barbosa ajudou na construção do Fusca. O pai Palmiro Bento Barbosa Jr. cedeu os retrovisores externos “caça-mulatas” – que funcionam também como lanternas auxiliares –, a mãe Sueli do Carmo Barbosa se encarregou da forração interna e o outro irmão Luís Carlos Barbosa cuidou da parte mecânica.

Devoção

Para Alexander Gromow, o culto ao Fusca no Paraná está entre o mais fervorosos do país. Seja em organização e empenho nos eventos realizados como na estrutura dos clubes. “São de primeira linha”, crava. Na visão de Otto Bisnetto, presidente do Fusca Mania Clube Curitiba, “todos os grupos buscam preservar e manter sempre rodando esses incríveis carros”. É impossível precisar, mas hoje há no estado mais de 20 clubes de Fusca e cerca de mil colecionadores, arrisca Bisnetto.

FONTE: GAZETA DO POVO ONLINE. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Economia - Geração de empregos diminui, mas fica em 1,16 milhão em 5 meses

Ministo do Trabalho, Carlos Lupi, diz que segundo semestre deve superar o início do ano.

O Brasil criou nos cinco primeiros meses deste ano 1,16 milhão de empregos, um pouco menos do resultado obtido no mesmo período do ano passado – de 1,3 milhão de postos formais. Somente no mês de maio foram 200 mil novos empregos.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (20) pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, durante lançamento do programa ProJovem Trabalhador no Estado do Rio. O levantamento é baseado no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que será divulgado na tarde desta segunda-feira, em Brasília.

A expectativa de Lupi é que o país encerre 2011 com a geração de 3 milhões de empregos formais.

Estamos com muitos investimentos no Brasil ainda, principalmente os internacionais. Estamos com muitos preparativos para as Olimpíadas, a Copa do Mundo, muitos investimentos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], o Programa Minha Casa, Minha Vida também está ampliando a sua capacidade. Sou muito otimista. Devemos ter um segundo semestre melhor do que o primeiro.
 
Ao contrário do cenário do ano passado, o Brasil neste ano sente o aumento da taxa básica de juros, a Selic, em trajetória crescente desde o segundo semestre de 2010. O aumento da inflação em paralelo também contribuiu para frear o crescimento do país, o que acaba refletindo na abertura de vagas de emprego.
 
Apesar disso, o cenário não é ruim, já que o país ainda cresce mais que vários países ricos no mundo e o poder de compra dos brasileiros ainda se mantém em alta. A exemplo dos anos anteriores, a perspectiva é que a geração de vagas no segundo semestre consiga suprir o déficit (saldo negativo) sentido neste primeiro semestre.

FONTE: R7.OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.
 

Ciência e Tecnologia - Sites da internet não precisam mais usar o sufixo '.com'

Registro de domínio próprio, no entanto, sai por quase R$ 300 mil

A ICANN, cuja sigla em inglês significa Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, assinou uma proposta quer permite a criação de novos sufixos de domínio para endereços online. Isso significa que, daqui para frente, os sites não serão obrigados a terminar com o costumeiro ".com". Hoje, há apenas 22 domínios disponíveis para sufixos de endereço, como (org, gov, edu, info, etc). 

A intenção da medida é permitir a empresas celebridades criarem sufixos de endereço de acordo com suas necessidades de marketing. Para registrar um novo sufixo, os interessados terão que desembolsar US$ 185 mil, quase R$ 300 mil, mais US$ 25  mil por ano, algo em torno de R$ 40 mil.

FONTE: JORNAL DO BRASIL. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Astonomia - Eclipse parcial da Lua será visível em Cuiabá à partir das 18 horas

Nesta quarta-feira, 15, a  Lua, na fase cheia, deverá surgir parcialmente eclipsada no céu de Mato Grosso. O eclipse lunar parcial deverá terminar às 18h02, e por isso quem quiser observar esse espetáculo deverá ficar atento ao surgimento da Lua entre o leste e o sudeste local, do lado oposto ao pôr-do-sol.

A orientação é da professora Telma Cenira Couto da Silva, do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso, doutora em Astronomia pela USP. Nesse dia, o "Astronomia no Pantanal", grupo de popularização de Astronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), disponibilizará telescópios para a observação do céu entre as 17h45 e as 20h45, no estacionamento do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Fazem parte do "Astronomia no Pantanal", além de Telma Couto, os professores Denilton Carlos Gaio e Shozo Shiraiwa e os mestrandos Marcos Gonçalves Guimarães Correia Lima e Tarsila Marília de Oliveira.

"Como a Lua estará se levantando no horizonte, ela será melhor observada de lugares altos como edifícios. Após o eclipse lunar parcial, haverá o eclipse penumbral da Lua, que ocorrerá até as 19h01. Porém, um eclipse penumbral é de difícil percepção para o observador, já que a Lua apenas diminui um pouco o seu brilho. Portanto, o show no céu deverá terminar logo após as 18h02", explica. Um eclipse lunar pode ser observado sem ocasionar qualquer risco à saúde, informa a pesquisadora.

É importante ressaltar que as previsões para eventos astronômicos dependem da latitude e longitude geográfica do observador; cálculos mais precisos incluem também a altitude do local. "Embora este eclipse seja classificado como um eclipse lunar total, para nós ele será apenas um eclipse lunar parcial, e ainda assim, não observado desde o seu início, que começará logo após as 17h03, quando a Lua ainda estará abaixo do horizonte e não visível na maioria do estado de Mato Grosso".

FONTE: 24HORASNEWS. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

País - Aeroportos do país operam sem problemas

Nuvem de cinzas de vulcão chileno diminuiu nesta quarta-feira.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a nuvem de cinzas do vulcão chileno diminuiu no território nacional e agora está restrita a uma faixa que se estende desde Buenos Aires até Florianópolis, em Santa Catarina. De acordo com o último boletim do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina (VAAC), instituto responsável pelo monitoramento da situação no Cone Sul, a nuvem encobre levemente as cidades gaúchas de Santa Maria, Bagé e Porto Alegre.

A  concentração de cinzas está agora a cerca de 800 metros do solo, e seguindo para o Oceano Atlântico.
Os aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu (Uruguai) voltaram a operar gradualmente na noite de terça. As companhias aéreas brasileiras TAM e Gol anunciaram a retomada dos voos para os dois países após a melhoria das condições meteorológicas. A Infraero, por sua vez, informou que os voos estão normais nesta quarta-feira. Apenas duas partidas internacionais  foram canceladas.

FONTE: JORNAL DO BRASIL. OBRIGADO AOS COLEGAS PELA INFORMAÇÃO.

 

Legislação - Arquivos da ditadura militar brasileira serão publicados na Internet

Projeto Brasil Nunca Mais Digital vai repatriar e digitalizar o conteúdo de mais de 700 processos.

Arquivos da Ditadura Brasiliera agora na Intrenet.
Enquanto políticos como José Sarney e Fernando Collor lutam para manter documentos secretos do Governo inacessíveis para sempre, o projeto Brasil Nunca Mais Digital anuncia que vai repatriar e publicar na Internet o conteúdo de mais de 700 processos instaurados no Superior Tribunal Militar durante a ditadura militar. De acordo com a Agência Brasil, os documentos serão hospedados no servidor do Ministério Público Federal e disponibilizados para consultas online. A previsão é que o processo seja concluído em um ano.

Segundo a agência de notícias, os arquivos do período entre 1961 e 1976 foram copiados e microfilmados ainda durante a ditadura, em um trabalho apoiado por entidades católicas e protestantes. Para que isso acontecesse, advogados pediam acesso aos processos com o pretexto de consulta e passavam para um grupo, que fazia cópias antes de o material ser devolvido.

Para evitar que os militares destruíssem as provas das violações dos direitos humanos, as cópias em microfilme foram enviadas para os Estados Unidos. Lá, ficaram sob a guarda da entidade Center for Research Libraries, e agora retornam ao País.

FONTE: IDG NOW - OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Nacional - Menino morre após comer biscoitos envenenados

Aluno de uma escola no bairro da Muribeca, no município metropolitano de Jaboatão dos Guararapes, um garoto de 12 anos, recebeu, no último dia 7, no recreio, um pacote de biscoito de duas adolescentes, de 13 e 14 anos, que deveria ser entregue a outras duas meninas. O menino comeu os biscoitos e morreu. Os biscoitos estavam envenenados com veneno clandestino para rato, conhecido como chumbinho. 
O fato, considerado "atípico" pela delegada da Gerência de Proteção à Criança e Adolescente (GPCA), Mariana Vilas Boas, está sendo investigado e chocou a comunidade. Como não houve flagrante, as adolescentes estão em casa e aguardam decisão da Justiça. Elas confessaram ter colocado veneno nos biscoitos para se vingarem das duas colegas que deveriam ter recebido o alimento. De acordo com a GPCA, elas poderão cumprir até três anos de medidas socioeducativas. 

Mesmo ainda sem o resultado do laudo pericial e de exames do Instituto Médico Legal (IML), exames preliminares confirmaram a presença do veneno nos biscoitos. A delegada afirma que as evidências apontam para homicídio. 

O menino ingeriu de três a quatro biscoitos. Em seguida, foi assistir a uma aula, quando começou a se queixar de dores na barriga. Ao chegar em casa, já apresentava um quadro mais grave: pálido, começou a se debater, com os batimentos cardíacos acelerados. Sua mãe o levou ao Hospital Geral de Prazeres, onde ele já chegou sem vida.

FONTE: AGÊNCIA ESTADO. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Saúde - Mais de 250 milhões de crianças poderão ser vacinadas até 2015

A Aliança Global para as Vacinas e Imunização (GAVI) disse esta segunda-feira que mais de 250 milhões de crianças poderão vir a ser vacinadas até 2015, na sequência da angariação de mais de 3,2 mil milhões de euros numa conferência internacional.

Os donativos conseguidos em Londres atingem os 3,7 mil milhões de dólares (2,58 mil milhões de euros), o que corresponde ao que a GAVI previu ser necessário para o financiamento do seu trabalho de redução da mortalidade infantil resultante de doenças como a pneumonia e diarreia até 2015.

A contribuir para estes valores estiveram países como o Reino Unido, que à semelhança do ano passado cedeu 814 milhões de libras (923 milhões de euros), Brasil e Japão, que contribuíram pela primeira vez, para além das fundações Bill e Melinda Gates e La Caixa e a Anglo American plc e a Absolute Return for Kids (ARK) – estas duas últimas participando pela primeira vez.

Note-se que estes donativos prevêem que a GAVI consiga financiamento adicional – na semana passada, a organização conseguiu que os fabricantes de vacinas se comprometessem com a redução de preços em alguns dos produtos.

FRASE DO DIA

 O otimista diz que vivemos no melhor dos mundos, e o pessimista teme que isso seja verdade.

Mundo - Buenos Aires volta a suspender voos por cinzas de vulcão chileno

Nuvem de cinzas vulcânicas também atrapalha funcionamento de aeroporto de Montevidéu; TAM e GOL suspendem voos aos dois países.

A chegada de uma nova nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue na noite de domingo forçou a suspensão das operações dos aeroportos da capital argentina, Buenos Aires, até pelo menos o meio-dia desta segunda-feira. No domingo, 38 partidas e chegadas foram canceladas no aeroporto internacional de Ezeiza e no Aeroparque Jorge Newbery.

Por causa da nuvem de cinzas, as companhias brasileiras TAM E GOLcancelaram seus voos  do Brasil para a Argentina e o Uruguai desde a noite de domingo até pelo menos as 14 horas desta segunda-feira. Além das duas empresas brasileiras, a chilena LAN e a argentina Aerolíneas também cancelaram seus voos.

A GOL informou que suspendeu os voos de e para as cidades de de Buenos Aires e Rosário, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, desde a noite de domingo. A TAM anunciou a suspensão de suas operações nos aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu.

A nuvem também voltou a prejudicar o funcionamento do Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, Uruguai. A chegada das cinzas forçou o cancelamento de alguns voos na noite de domingo e na madrugada desta segunda-feira. A nuvem não vem causando somente problemas na América do Sul. Em oito dias, as cinzas percorreram quase 10 mil quilômetros e atravessaram o Oceano Pacífico para chegar à Nova Zelândia e ao sul da Austrália.

A companhia aérea Qantas cancelou nesta segunda-feira todos os pousos e decolagens da ilha australiana da Tasmânia e da Nova Zelândia. No aeroporto da cidade australiana de Melbourne, todos os voos foram suspensos pelo menos até meio-dia.

As companhias aéreas de voos domésticos Jetstar e Tiger Airways também suspenderam voos pelo menos até meio-dia. Segundo a rádio australiana ABC, a Virgin é a única companhia que retomou seus voos em Melbourne e na Nova Zelândia. Olivia Wirth, porta-voz da Qantas, disse à rádio australiana ABC que cerca de 10 mil passageiros de sua companhia aérea e outros 12 mil da Jetstar foram afetados desde domingo pelos cancelamentos.

Matt Wardell, porta-voz da Airservices Australia, indicou que a nuvem de cinzas continua cobrindo nesta segunda-feira a ilha da Tasmânia e algumas partes do Estado de Victória, incluindo a cidade de Melbourne.
"(A nuvem de cinzas) está entre 7,5 e 11 quilômetros de altura e se espalhando e movimentando lentamente sentido nordeste", disse Wardell à agência de notícias AAP.Um grande número de passageiros se encontra no aeroporto neozelandês de Auckland por causa do cancelamento de seus voos. Mas, por enquanto, a companhia Air New Zealand está operando a uma altura mais baixa que o nível da nuvem de cinzas (entre 6,1 e 9,2 quilômetros).

FONTE: HOME IG - OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.


Europa - Italianos votam em referendo sobre energia nuclear

Os italianos vão às urnas neste domingo para votar em quatro referendos distintos. O mais importante deles decidirá se a Itália investirá em energia nuclear. Ativistas contra usinas nucleares afirmam que o desastre na planta japonesa de Fukushima ajudou a convencer a opinião pública sobre os riscos deste tipo de atividade.

Os referendos também estão sendo vistos como um teste sobre a popularidade do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, diante do recente escândalo sexual. O programa nuclear italiano foi abandonado em 1987, depois do desastre em Chernobyl. No entanto, o governo afirma que a indústria nuclear é fundamental para gerar cerca de 20% da eletricidade do país até 2020.

O desastre em Fukushima, causado pelo terremoto e tsnunami no Japão em março, mudou a percepção geral na Itália. Segundo Salvatore Barbera, do Greenpeace, o povo italiano agora enxerga a necessidade de se votar contra as usinas nucleares no referendo. "Esta tecnologia é velha, ela é perigosa, como vimos em Fukushima", disse Barbera.

Alemanha
Para Silvio Rossignoli, da empresa fornecedora de materiais para aeronaves Sekur, só as usinas nucleares garantirão o abastecimento de energia à Itália. "Nós queremos ter energia nuclear porque ela é ecológica e muito mais limpa do que carvão e gás", diz ele.

A Alemanha foi o primeiro país a abandonar seu programa de energia nuclear depois do acidente em Fukushima. Além da decisão sobre energia nuclear, os italianos também responderão no referendo de domingo a duas perguntas sobre privatização de empresas de saneamento.

A última pergunta no referendo é sobre a imunidade de ministros de Estado perante a Justiça, um caso que interessa particularmente a Berlusconi, que enfrenta quatro processos atualmente. Os resultados dos referendos devem ser divulgados na segunda-feira.

FONTE: BBC BRASIL. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

BULLYING: MITOS E VERDADES


Hoje, passando pelo site da psicopedagoga Clara, ela relata que no Jornal Notisul encontrou um ótimo texto de Patrícia Pozza na coluna Caminhos da Educação. Ela trabalhou com pais de alunos de uma escola sobre os mitos e as verdades do bullying e escreveu sobre alguns pontos dialogados no colégio. 
Para começar, Patrícia comenta sobre a grande repercussão de alguns casos de violência na escola, divulgados pela mídia, e do desconhecimento do que realmente seja este tipo de violência, existe a tendência de acreditar-se que todos os atos violentos que ocorram na escola são bullying.
Assim, como consequência da complexidade do estudo do bullying, muitos pais e profissionais que lidam com a clientela escolar podem considerá-lo algo que não o é. Por isso, é necessário conhecer e reconhecer o fenômeno, a fim de diferenciá-lo das brincadeiras ou atitudes inconsequentes próprias das diferentes idades, além das demais formas de violência.
O bullying “compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima” (Lopes Neto e Saavedra, 2003).
Para que se possa identificar o bullying, é fundamental que se leve em conta os critérios estabelecidos para o diagnóstico deste tipo de violência. São eles:

• Ações repetitivas contra a mesma vítima em um período prolongado de tempo.

• Desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima.

• Ausência de motivos que justifiquem os ataques.
O bullying se caracteriza por atitudes agressivas (físicas ou verbais), intencionais e repetidas, praticadas por um ou mais alunos contra outro. Não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais pois, os estudantes que são alvos, sofrem esse tipo de violência sistematicamente.
Patrícia mostra que é importante reafirmar que ele é diferente de uma brincadeira inocente, sem intenção de ferir. Também não se trata de um ato de violência pontual, de troca de ofensas no calor de uma discussão, mas de atitudes hostis, que violam o direito a integridade física e psicológica e à dignidade humana.
Portanto, ao analisar uma conduta agressiva, é imprescindível verificar se o ato preenche os critérios estabelecidos para a identificação do fenômeno. Somente depois o devido encaminhamento deve ser dado. Atuando dessa forma, a margem de erro é mínima, e as estratégias de atuação tornam-se mais efetivas.

Em Juiz de Fora/MG aluno quebra dedo de professora

Hoje, no 1º caderno do Jornal Tribuna de Minas, uma matéria assusta a comunidade escolar. Um aluno de 10 anos agrediu sua professora e quebrou o dedo dela. Veja texto na íntegra:
Um estudante de 10 anos teria agredido uma professora e quebrado o dedo dela dentro da sala de aula, na Escola Estadual Padre Frederico, no Bairro Bonfim, na Zona Leste. A agressão teria acontecido na tarde de ontem, no horário do recreio. De acordo com a direção da escola, a docente, 44, percebeu que o menino estava debaixo de uma mesa e o orientou a descer para o intervalo. Ainda segundo a direção, sem explicação aparente, o aluno torceu o dedo da docente e deu um chute na professora. Ela precisou ser medicada no Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde foi constatada a fratura. A mulher foi medicada e liberada, e, segundo a direção da escola, a educadora demonstrou vontade de retomar normalmente as aulas ainda hoje.
A Polícia Militar chegou a ser chamada para registrar a ocorrência, e o fato ainda foi comunicado ao Conselho Tutelar. Já a criança foi entregue à mãe, que também compareceu à escola. Conforme o diretor da instituição, Leonardo Ferreira da Silva, foi marcada para hoje uma reunião entre o Conselho e os responsáveis pelo estudante para discutir o assunto. Após o encontro, a direção vai se posicionar sobre o que será feito no caso.
OBRIGADO PELA MATÉRIA PROF. JOELMA COELHO.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Redes de Desenvolvimento e Conseg planejam ações de segurança

No encontro, foi discutido sobre a implantação de uma sirene comunitária, que será monitorada pelos próprios moradores.

No dia 25 de maio, aconteceu no Colégio Estadual Elysio Vianna um encontro com participantes das Redes de Desenvolvimento Local, o Conselho de Segurança do Guabirotuba e moradores da região.

No evento discutiu-se sobre a implantação de uma sirene comunitária no bairro.  No início, o projeto será implantado em  três ou quatro quadras, com a finalidade de testar o equipamento e o seu funcionamento. A proposta incluirá os locais que já participam do projeto “Vizinho de Olho”, que visa promover a integração e a união entre os moradores vizinhos.

Conforme debatido na reunião, os próprios moradores vão administrar o projeto da sirene comunitária. O valor cobrado será de 120 reais por cada três famílias, e mais 10 reais para a obtenção de um controle. Uma lista foi entregue aos participantes a  fim de convocar voluntários que serão responsáveis por arrecadar o dinheiro ou pela montagem do equipamento.

Também foi discutido sobre a construção de uma base comunitária de segurança, ou seja, um módulo policial. O local escolhido para a edificação da base foi a Praça Abílio de Abreu. “A base irradia segurança só pelo fato de existir”, argumentou o delegado do 7° DP e instrutor nacional de Polícia Comunitária Capitão Stange.

FRASE DO DIA

Cuidado com o que você diz; entre aqueles que não dizem nada, poucos são os que ficam em silêncio.

LIVRO DIGITAL PRIMEIRA EDIÇÃO - FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA - CONTINUAÇÃO

Publicação da Gazeta do Povo, edição de 20 de outubro de 1999, escolhida pelo Autor de “FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA” – OTÍLIO RIBAS DE OLIVEIRA JÚNIOR, publicada pela colega de profissão a Jornalista ADRIANAE PERIN, que de certa forma fez parte de muitos momentos de rebeldia do autor na década de 80 com seus 18 anos.

Curitiba, Guabirotuba
20 de outubro de 1999.

A Legião Urbana grava seu acústico, enfim! Depois de sete anos da exibição do programa de TV, CD é lançado pela EMI, este autor que vos vala acompanhou todo o programa, ainda é verdade home vídeo, lembrando novamente que a matéria que se segue abaixo já havia sido publicada em 1999.

Caro Leitor
Faltam seis dias para o CD Acústico da Legião Urbana chegas às lojas, acabando com uma espera de sete anos. Para compensar a demora, o disco vem acompanhado de um home vídeo de 1h40 com gravação integral do programa, que foi o segundo gravado pela MTV, em 1992 – o primeiro foi de João Bosco. A EMI prensou uma tiragem inicial de 500 mil cópias.
Sem os vícios megalômanos que marcam os acústicos atuais, o da Legião Urbana traz Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá descontraídos em uma formação enxuta de percussão e dois violões. Na entrevista coletiva que o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá concederam na última segunda-feira em São Paulo, eles explicaram o porquê da demora para o lançamento e responderam às criticas de oportunismo.
“O disco só esta sendo lançado porque o Renato não está aqui para continuarmos, se ele estivesse haveria outro disco da Legião”, disse Villa-Lobos.
“E uma polaróide do momento que a gente, a MTV e o Brasil vivíamos. Não é oportunismo, porque somos sinceros”, completou Bonfá. Segundo eles, o Acústico MTV não foi gravado com a intenção de se tornar um CD. Ao invés de produzir um clipe, idéia que nunca lhes agradou, resolveu gravar o especial como forma de divulgar o então recém-lançado disco V. “E como nosso público sempre reclamou da escassez de imagens, aproveitamos para incluir nesse projeto o vídeo”, explicou Villa-Lobos.
Mais do que elaborar um repertório rígido, disse Bonfá, a preocupação com o Acústico MTV foi “deixar o show acontecer” sem amarras. Foram poucos ensaios e muita intuição, pois o que interessava eram as imagens para divulgação. “Tocar “Índios” no violão foi algo complicado, nunca fiquei tão nervoso na minha vida”, lembrou o guitarrista.
A possibilidade de fazer algo com arranjo complexo, acompanhados de orquestras nunca atraíram a Legião Urbana e continua a não agradar aos ex-integrantes. Na gravação do programa para a MTV, eles estavam satisfeitos com a oportunidade de voltar a tocar na formação de trio – como no inicio da carreira – principalmente porque vinham de uma excursão com vários músicos contratados. “Se fossemos fazer o acústico hoje seria do mesmo jeito, mas com certeza teria mais uns dois ensaios”, brincou Villa-Lobos.
Villa-Lobos foi categórico ao afirmar que a fonte acústica da Legião acabou – descartando a possibilidade de um volume 2. Bonfá, no entanto, lembrou que há material acústico em gravações de shows, deixando no ar possibilidade de um segundo disco. “Temos muita coisa gravada ao vivo, além de material em fita cassete e covers”, informou o guitarrista.
Villa-Lobos e Bonfá falaram também sobre seus trabalhos solos. O baterista deve lançar no início do próximo ano um disco em que fez os arranjos, compôs e gravou os instrumentos. “Não sei como chamar, acho que pode ser pop/rock mesmo”, disse. Villa-Lobos continua dedicando-se à sua gravadora Rock It, para a qual grava músicos amigos e bandas que agradam. “O Bonfá já evoluiu, eu tenho idéias em andamento para a minha carreira subsolo”, brincou.

                                                                                                                     Adriane Perin

A Legião Urbana marcou muitos momentos da vida do autor de “FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA”, Otílio Ribas de Oliveira Júnior. E a música que retrata seu crescimento pessoal e dedicação a todos que os cercam, família, amigos e jornalismo, começo a ficar livre do passado graças a Deus.


SE FIQUEI ESPERANDO MEU AMOR PASSAR

                                                  Se fiquei esperando meu amor passar
                                                  Já me basta que então eu não saiba
                                                  Amar e me via perdido em erro
                                                  Sem querer me machucar de novo

           Por culpa do amor

                                                  Começo a ficar livre – espero
                                                  Acho que sim.
                                                  De olhos fechados não me vejo
                                                  E você sorriu par mim.

                         “Cordeiro de deus que tirai os pecados do mundo
                           Tende piedade de nós
                           Cordeiro de deus que tirai os pecados do mundo
                           Tende piedade de nós
                           Cordeiro de deus que tirai os pecados do mundo
                           Daí-nos a paz”
                                         
             LEGIÃO URBANA PARA SEMPRE.

Audiêcia Pública - Luciano Ducci apresenta melhorias para a Regional Cajuru

Prefeito Luciano Ducci apresenta obras para Regional Cajuru.
O Prefeito Luciano Ducci anunciou na noite de quinta- feira asfalto novo em 42 ruas pertencentes a Regional do Cajuru em Audiência Pública realizada no Clube Nikkey, na Vila São Paulo, estavam reunidos moradores, comerciantes e lideranças comunitárias da região. 

Também foram anuncidas na audiência, mais de 14 Milhões de Reais de obras em andamento. Estavam presentes no evento cerca de 400 pessoas, que puderam sugerir e debater melhorias para a região. O investimento será de R$ 5,1 milhões. "Temos várias ações sendo realizadas aqui na Regional, afirma Ducci.

Novas melhorias para Curitiba e também no Paraná

Saúde - O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, também participou da audiência pública e informou que o Estado vai repassar R$ 3,5 milhões à Prefeitura para compra de medicamentos. "O trabalho em parceria com o governo do Estado traz muitos benefícios à população", disse o prefeito. O Estado também irá repassar recursos para compra de equipamentos para o Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho.

Ainda na área da saúde, o prefeito falou sobre as obras em andamento na Regional, como a construção do Espaço Saúde Vila Camargo, do Espaço Saúde Uberaba de Cima e da Central de Raio-X do Centro Municipal Urgências Médicas do Cajuru.

Habitação - O prefeito também falou sobre a grande intervenção urbana que a Prefeitura realiza da Vila Audi União. "Temos priorizado retirar as pessoas de áreas de risco. No Audi União são mais de 500 casas que serão entregues", disse.
Na região também será construído um centro da juventude, que terá piscina semi-olímpica coberta e aquecida, pista de skate, salas multiuso, anfiteatro, biblioteca e ginásio poliesportivo coberto com arquibancada para 200 pessoas. No local serão desenvolvidas aulas e atividades físicas, esportivas e culturais.

Pedidos atendidos - Durante a audiência, as pessoas puderam fazer questionamentos diretamente para o prefeito e secretários municipais. A moradora Lenice Lell entregou um abaixo-assinado pedindo a instalação de uma semáforo na esquina da Salgado Filho com a Coronel José Carvalho de Oliveira.

Lenice ouviu do prefeito que o semáforo será instalado dentro de 30 dias. "Valeu à pena vir aqui na audiência e falar direto com o prefeito. Agora o cruzamento ficará mais seguro para nós moradores", disse Lenice.

Outros moradores fizeram perguntas sobre novas vagas em creches na região. Luciano Ducci afirmou que três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) estão sendo construídos na Regional Cajuru: Uberaba, Vila Camargo e Vila Audi União. As creches vão abrir 560 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos na região. Também está sendo feito a ampliação e reforma do CMEI Autódromo.

Pres. da Comec Rui Hara a esquerda, elogia trabalho da Prefeitura.
"As audiências públicas são um momento democrático que promovem a participação direta da comunidade na administração pública", definiu o secretário municipal de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes.

O diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara, e os vereadores Emerson Prado, Jair Cézar, Tico Kuzma, Jorge Yamawaki, Celso Torquato, Serginho do Posto, Roberto Hinça e Julieta Reis também participaram da audiência.