Hora Certa

terça-feira, 31 de maio de 2011

Saúde - Precisa de motivo para parar de fumar? Que tal 50?

É esse o número aproximado de problemas desencadeados pelo cigarro.

Você que é fumante, prepare-se para ser bombardeado por informações sobre os males do cigarro, porque Hoje é Dia Mundial Sem Tabaco. Conforme a coordenadora de Centros de Estudos para o Tratamento de Dependência à Nicotina do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a pneumologista Cristina Cantarino, 97% dos fumantes precisam de ajuda ao desejar parar de fumar e 3% saem do vício sozinhos. “É uma doença crônica, sujeita a recaídas e precisa ser tratada”, frisa. Dados do Inca apontam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, como infarto, angina e derrames.

Ambulatório será reativado no Município
Hoje, a Prefeitura de Novo Hamburgo estará mobilizada para o Dia Mundial sem Tabaco. Entre as ações, serão retomadas as atividades do Ambulatório do Tabagismo, auxiliando as pessoas que desejam parar de fumar. Já nas Unidades Básicas de Saúde e demais serviços do Município, serão distribuídas caixas para que fumantes depositem seus cigarros como incentivo a deixarem o vício. A campanha busca reforçar o objetivo de que mais pessoas deixem o hábito de fumar. “Apostamos nessa redução constantemente e esse dia sem tabaco pode ser o incentivo para que muitos larguem o cigarro”, destaca a secretária de Saúde Clarita de Souza.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Solange Shama, explica que o Ambulatório do Tabagismo abrirá espaço para dois novos grupos de fumantes a cada mês, totalizando 40 pessoas a cada 30 dias, com 20 em cada turma. Os encontros serão na Casa de Vacinas e o tratamento dura seis meses.

Ele quer parar - O técnico em couro aposentado Milton da Silva Rodrigues, 56 anos, quer parar de fumar. Ontem à noite participou de sua primeira aula no curso do Colégio Adventista que promete fazer fumantes largar o vício em cinco dias. “Fumo há 35 anos, parei um ano e meio e voltei”, declarou ontem, enquanto sua pressão arterial era medida. A preocupação com a saúde, a cobrança do filho de 6 anos, o preconceito com o fumante e a economia são fatores que influenciaram pela busca de ajuda. Perseverança, boa alimentação e rotina de exercícios físicos são os segredos do método.

O QUE VOCÊ GANHA
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos, 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.
Se parar de fumar agora, após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue; depois de 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; passados dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor; depois de três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora e passados cinco a dez anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou 

VOCÊ SABIA?
O Rio Grande do Sul tem lei antifumo desde novembro de 2009. Proíbe o uso do fumo e similares, derivados ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado. Donos de estabelecimentos podem criar áreas reservadas para fumantes, desde que fisicamente delimitadas e equipadas para garantir a exaustão do ar desta área para o ambiente externo. É obrigatória a afixação de avisos indicativos da proibição e das sanções aplicáveis em locais de ampla visibilidade.
Na Espanha, a Lei Antitabaco proíbe o fumo nos estabelecimentos públicos fechados e em alguns espaços abertos, como parques infantis e o entorno dos hospitais. Também não é permitido fumar em locais como bares, restaurantes, boates, cassinos e bingos. Nos hotéis, o fumo é permitido em espaços não cobertos e em 30% dos quartos
Entrou em vigor no dia 23 de maio, em Nova York, a lei que proíbe fumar em lugares públicos, mesmo ao ar livre, como parques, praças e praias. A multa pode atingir o correspondente a 160 reais
Em Novo Hamburgo, desde 3 de março está em vigor a Lei 2.199, que proíbe fumar em ambiente coletivos fechados. De acordo com a norma, o responsável pelo estabelecimento deve advertir os frequentadores sobre a proibição e caso o cliente persista em fumar, deve convidá-lo a sair do local.

20% dos gaúchos acima dos 18 fumam
A coordenadora do Programa Estadual do Controle do Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde, Tânia Santos, destaca que pesquisa do Ministério da Saúde em capitais brasileira, deixou Porto Alegre como a capital com maior número de fumantes do Brasil acima de 18 anos. “O que mais preocupa é que a Capital gaúcha empata com São Paulo e Rio Branco”, frisa. Das 5 mil entrevistas com pessoas acima de 18 anos, 20% são fumantes. “Esse número está vinculado à questão cultural, porque somos o Estado com maior número em produção e plantação de fumo e a propaganda das empresas de fumo estão concentradas no público jovem” acrescenta.
Ela lembra que o Estado participa do programa nacional do controle do tabagismo, oferecendo auxílio ao fumante. “O tratamento é gratuito, inclusive com medicação, se for necessário.” Tânia diz que no Estado mais de cem cidades participam.




FONTE: JORNAL ONLINE DIÁRIO DE CANOAS.

 

Nenhum comentário: