Hora Certa

terça-feira, 31 de maio de 2011

LIVRO DIGITAL PRIMEIRA EDIÇÃO - FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA - CONTINUAÇÃO

Publicação da Gazeta do Povo, edição de 20 de outubro de 1999, escolhida pelo Autor de “FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA” – OTÍLIO RIBAS DE OLIVEIRA JÚNIOR, publicada pela colega de profissão a Jornalista ADRIANAE PERIN, que de certa forma fez parte de muitos momentos de rebeldia do autor na década de 80 com seus 18 anos.

Curitiba, Guabirotuba
20 de outubro de 1999.

A Legião Urbana grava seu acústico, enfim! Depois de sete anos da exibição do programa de TV, CD é lançado pela EMI, este autor que vos vala acompanhou todo o programa, ainda é verdade home vídeo, lembrando novamente que a matéria que se segue abaixo já havia sido publicada em 1999.

Caro Leitor
Faltam seis dias para o CD Acústico da Legião Urbana chegas às lojas, acabando com uma espera de sete anos. Para compensar a demora, o disco vem acompanhado de um home vídeo de 1h40 com gravação integral do programa, que foi o segundo gravado pela MTV, em 1992 – o primeiro foi de João Bosco. A EMI prensou uma tiragem inicial de 500 mil cópias.
Sem os vícios megalômanos que marcam os acústicos atuais, o da Legião Urbana traz Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá descontraídos em uma formação enxuta de percussão e dois violões. Na entrevista coletiva que o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá concederam na última segunda-feira em São Paulo, eles explicaram o porquê da demora para o lançamento e responderam às criticas de oportunismo.
“O disco só esta sendo lançado porque o Renato não está aqui para continuarmos, se ele estivesse haveria outro disco da Legião”, disse Villa-Lobos.
“E uma polaróide do momento que a gente, a MTV e o Brasil vivíamos. Não é oportunismo, porque somos sinceros”, completou Bonfá. Segundo eles, o Acústico MTV não foi gravado com a intenção de se tornar um CD. Ao invés de produzir um clipe, idéia que nunca lhes agradou, resolveu gravar o especial como forma de divulgar o então recém-lançado disco V. “E como nosso público sempre reclamou da escassez de imagens, aproveitamos para incluir nesse projeto o vídeo”, explicou Villa-Lobos.
Mais do que elaborar um repertório rígido, disse Bonfá, a preocupação com o Acústico MTV foi “deixar o show acontecer” sem amarras. Foram poucos ensaios e muita intuição, pois o que interessava eram as imagens para divulgação. “Tocar “Índios” no violão foi algo complicado, nunca fiquei tão nervoso na minha vida”, lembrou o guitarrista.
A possibilidade de fazer algo com arranjo complexo, acompanhados de orquestras nunca atraíram a Legião Urbana e continua a não agradar aos ex-integrantes. Na gravação do programa para a MTV, eles estavam satisfeitos com a oportunidade de voltar a tocar na formação de trio – como no inicio da carreira – principalmente porque vinham de uma excursão com vários músicos contratados. “Se fossemos fazer o acústico hoje seria do mesmo jeito, mas com certeza teria mais uns dois ensaios”, brincou Villa-Lobos.
Villa-Lobos foi categórico ao afirmar que a fonte acústica da Legião acabou – descartando a possibilidade de um volume 2. Bonfá, no entanto, lembrou que há material acústico em gravações de shows, deixando no ar possibilidade de um segundo disco. “Temos muita coisa gravada ao vivo, além de material em fita cassete e covers”, informou o guitarrista.
Villa-Lobos e Bonfá falaram também sobre seus trabalhos solos. O baterista deve lançar no início do próximo ano um disco em que fez os arranjos, compôs e gravou os instrumentos. “Não sei como chamar, acho que pode ser pop/rock mesmo”, disse. Villa-Lobos continua dedicando-se à sua gravadora Rock It, para a qual grava músicos amigos e bandas que agradam. “O Bonfá já evoluiu, eu tenho idéias em andamento para a minha carreira subsolo”, brincou.

                                                                                                                     Adriane Perin

A Legião Urbana marcou muitos momentos da vida do autor de “FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA”, Otílio Ribas de Oliveira Júnior. E a música que retrata seu crescimento pessoal e dedicação a todos que os cercam, família, amigos e jornalismo, começo a ficar livre do passado graças a Deus.


SE FIQUEI ESPERANDO MEU AMOR PASSAR

                                                  Se fiquei esperando meu amor passar
                                                  Já me basta que então eu não saiba
                                                  Amar e me via perdido em erro
                                                  Sem querer me machucar de novo


           Por culpa do amor

                                                  Começo a ficar livre – espero
                                                  Acho que sim.
                                                  De olhos fechados não me vejo
                                                  E você sorriu par mim.

                              “Cordeiro de deus que tirai os pecados do mundo
                                Tende piedade de nós
                                Cordeiro de deus que tirai os pecados do mundo
                                Tende piedade de nós
                                Cordeiro de deus que tirai os pecados do mundo
                                Daí-nos a paz”
                                         
       LEGIÃO URBANA PARA SEMPRE.

Nenhum comentário: