Hora Certa

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tecnologia - Assespro - Paraná, CITS e Sebrae discutem a internacionalização do setor de TI do Paraná

Na última quinta-feira (8) foi realizada em Curitiba uma reunião entre a Assespro - Paraná, o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), o Sebrae/PR e o Polo Tecnológico de Navacchyo, da Itália, para a discussão de um projeto para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação que irá ampliar a atuação do setor do Estado para outras regiões e países.

O projeto é resultante de uma missão internacional realizada em outubro, que reuniu empresários paranaenses em uma visita ao polo tecnológico para estreitar os laços com os representantes das empresas de tecnologia da informação e comunicação naquele país. O objetivo da viagem foi criar um canal permanente de comunicação para estabelecer parcerias e projetos conjuntos entre as empresas dos dois países.

Participaram da reunião Adriana Papagna, representante do Polo Tecnológico da Itália, Izoulet Cortes Filho, gerente de projetos do CITS, Emerson Cechin, coordenador estadual de TI do Sebrae/PR e Sérgio Yamada, presidente da Assespro – Paraná. A proposta do encontro foi estabelecer um acordo de cooperação entre os países para a transferência de processos e tecnologias. A parceria irá resultar na implantação de um novo modelo de incubadoras de empresas de TI, com a possibilidade de criação das primeiras micro multi nacionais, com tecnologia e investimento dos dois países.

Para Sérgio Yamada, conteúdo, foco e aspectos econômicos deverão ser considerados até a construção de um modelo ideal. “Apesar de o país apresentar um cenário estável e de crescimento, existe uma deficiência em relação ao mercado internacional no que tange a área tecnológica. Se posiciona como consumidor e não como ofertante de tecnologia e nós queremos mudar isso agora”, disse.

Izoulet Cortes Filho, do CITS, destacou que com esse projeto a empresa já nasce internacional, com possibilidade de desenvolvimento e crescimento nos dois países. “Estamos trabalhando para construir uma ação efetiva e consolidar o projeto. Na Itália, o que nos impressionou foi o modelo bastante desenvolvido de relação entre as incubadoras”, ressaltou.

A expectativa dos empresários é desenvolver uma base sólida para atuar perante o Polo Tecnológico da Itália. Segundo o coordenador estadual de Tecnologia da Informação do Sebrae/PR, Emerson Cechin, a proposta é mobilizar uma rede de apoio e envolver autoridades e empresários. “Temos intensão, interesse e espaço de atuação. Agora precisamos definir as metas. Os próximos passos serão a definição de uma política conjunta das instituições, quais locais serão utilizados para a implantação do projeto e um plano de trabalho”, destaca.

Para Yamada o mais importante é a definição do modelo de negócio. “O Paraná possui um sistema em rede com gestão compartilhada para o desenvolvimento de políticas setoriais. Queremos no Estado um modelo de cooperação para investimento binacional”. Adriana sinalizou a possibilidade de essa parceria ser efetivada com sucesso.

Fonte: Revista Incorporative online. Obrigado pela informação.

Nenhum comentário: