Hora Certa

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Geral - Aneurisma está ligado ao tabagismo

Pesquisa feita pelo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo mostra que 62% dos pacientes que sofreram aneurismas cerebrais fumavam regularmente. O estudo analisou 250 casos nos últimos dois anos.

O levantamento destaca que os fumantes são até dez vezes mais propensos a apresentar hemorragias cerebrais causadas pelos aneurismas. com a pesquisa, está diretamente ligada ao surgimento de casos em pacientes que já trataram o aneurisma ou que ainda enfrentam o problema. Toxinas do cigarro enfraquecem uma proteína fibrosa e flexível, chamada de elastina, encontrada na parede dos vasos sanguíneos.

A fragilidade da proteína facilita a ocorrência de um aneurisma, espécie de embauleamento do vaso, que ocorre quando há dilatação anormal de uma artéria ou veia do cérebro. O sangramento causado pelo rompimento desse vaso pode levar o paciente à morte. A doença é traiçoéira.

Normalmente o paciente descobre que tem aneurisma quando ele sangra, e é um sangramento muito grave. Cerca de 12 a 15% dos pacientes evoluem para o óbito antes mesmo de chegar ao hospital.
 

Nenhum comentário: