Hora Certa

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Esporte - Paraná é terceiro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras

O Paraná ficou em terceiro lugar em número de medalhas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras para atletas de 15 a 17 anos, encerradas neste domingo (11), em Curitiba. As equipes do Estado conquistaram 44 medalhas nas modalidades individuais (10 de ouro, 21 de prata e 13 de bronze) e duas nas coletivas (um ouro no vôlei masculino, com o Colégio Regina Mundi, de Maringá, e um no futsal masculino, com o Colégio Drummond, de Cianorte). O campeão de medalhas foi São Paulo, com 24  de ouro, 19 de prata e 19 de bronze. Em segundo lugar ficou Santa Catarina, com 13 ouros, 15 pratas e 15 bronzes.

As Olimpíadas foram disputadas em quatro modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), nas divisões Especial e Primeira, e oito individuais (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez), em divisão única.

Além das medalhas paranaenses conquistadas pelos colégios campeões dos Jogos Escolares do Paraná, outros colégios de Curitiba - participantes na cota da cidade-sede - conseguiram mais três medalhas, sendo uma de ouro com o Colégio Expoente, no vôlei feminino. As outras duas foram de bronze, nas individuais: uma na natação (100 metros peito feminino) e outra no taekwondo (leve masculino).

“O resultado é fruto da combinação do trabalho desenvolvido ao longo do ano e da eficiência no dia dos confrontos”, disse o secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman.

A classificação por medalhas é feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro, organizador da competição em parceria com o Ministério do Esporte e a direção técnica das Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Esporte. Na soma apresentada não se faz diferença entre as equipes das divisões Especial e Primeira.

Participaram das Olimpíadas Escolares Brasileiras 3,6 mil atletas de 1.129 escolas de 24 estados e do Distrito Federal. Apenas Goiás e Rondônia não enviaram representantes. Foi a maior edição das Olimpíadas Escolares, que pela primeira vez ocorreram em Curitiba.

Nenhum comentário: