Hora Certa

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Regras aceleram atendimento nos sistemas de saúde

Bastante oportunas as novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Complementar, para acelerar o tempo de atendimento aos  usuários de planos de saúde no Brasil. Os novos critérios entram em vigor hoje e valem para usuários de planos de saúde atendidos em consultas na ária de pediatria, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e clínica médica.

Nas demais especialidades, o prazo será de até 14 dias. Para consultas e sessões com fonaudiologia, nutricionistas, psicólogos e fisoterapeutas, a espera pode ser de até dez dias. Ficou determinado ainda que cada operadora de plano de saúde deverá oferecer pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada.

Nos casos de ausência de rede assisstencial, a operadora terá q garantir o atendimento em um prestador não credenciado no mesmo município ou transporte do beneficiário até um prestador mais próximo, assim como o retornodo paciente para a cidade de origem. As novas regras são interessantes para melhorar a qualidadede atendimento dos brasileiros com acesso aos planos particulares de saúde, mas deveriam, sem dúvidas,  estender-se para o Sistema Único de Saúde. Milhões de brasileiros seriam beneficiados.

Nenhum comentário: