Hora Certa

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tecnologia - Cientistas americanos querem obter água a partir do diesel

Um grupo de pesquisadores do governo dos Estados Unidos procura por uma forma de utilizar o diesel tanto para obtenção de energia em motores quanto para a “produção” de água. A tecnologia deverá ser muito importante em acampamentos militares no deserto.

Assim como todos aprendem no ensino médio nas aulas de química, existem dois modelos de reação de combustão, a completa e a incompleta. A reação de combustão completa de uma molécula orgânica, produz apenas água e gás carbônico. Entretanto, na prática, o que acontece nos motores a combustão é que a reação nunca é completa, havendo a produção de outros compostos, como monóxido de carbono e fuligem.

O que os cientistas do Laboratório Nacional de Oak Ridge agora buscam não é exatamente fazer com que a reação seja completa, mas sim conseguir aproveitar a água produzida na reação, mas que sai pelos escapamentos na forma de vapor. Esta tecnologia poderia ser utilizada em geradores de energia elétrica, por exemplo, que queimariam o diesel para gerar a energia e, ao mesmo tempo, produziriam água.

É claro que é possível obter a água líquida do vapor por condensação, entretanto, este processo necessita de uma maquinário muito pesado, o que pode inviabilizar sua operação. Mas os pesquisadores agora trabalham com uma tecnologia chamada de “condensação capilar”. Nela, o escapamento é feito de uma material bastante poroso, que absorve as moléculas de vapor de água, e a condensação ocorre sem que seja preciso um sistema de resfriamento, ou seja, poupando energia. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, em alguns casos, até 90% da água pode ser recuperada. Esta membrana especial, chamada de Transport Membrane Condenser, ainda é capaz de filtrar os gases de escape, fazendo com que a água produzida seja realmente limpa.

ESTAMOS APENAS DIVULGANDO UMA MATÉRIA FANTÁSTICA MUITO OBRIGADO.

Nenhum comentário: