Hora Certa

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Preservação - Qualidade dos rios de Curitiba discutido na Câmara Municipal

Na última terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal foi palco de um bom debate sobre a qualidade dos rios de Curitiba. “É um tema que sempre gera boas discussões e onde todos, aparentemente, concordam que é preciso dar um tratamento especial e rápido para que as futuras gerações não fiquem sem água. Mas não é o que se vê na prática. É preciso mais ação para que possamos salvar nossos rios”, diz o vereador Jonny Stica, que integra a Comissão Especial das Águas na CMC. “Foi uma iniciativa que uniu dois órgãos que há décadas só trabalharam em separado com o intenção de vistoriar e regularizar as ligações de esgoto na microbacia do rio Guaíra. Contudo, encontra-se paralisado”, explicou Jonny.

Dia mundial da água

Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria celebrado o Dia Mundial da Água. Essa decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21 que define como objetivo geral assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e a preservação das funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas.Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e
a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país.No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa vereador Jonny Stica. Obrigado pelo email.

Nenhum comentário: