Hora Certa

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Copa do Mundo - Aeroportos brasileiros não estão prontos para a Copa do Mundo de 2014

Doze cidades brasileiras, que serão sedes da Copa do Mundo de 2014, estão tendo problemas com as obras de ampliação de seus aeroportos. Segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), autoridades da Fifa têm se preocupado com esta situação, inclusive com o Estado de São Paulo, que nem sequer começou a construir o estádio proposto como sede de partida para a abertura das competições.

De acordo com o Ipea, algumas obras não estarão prontas até o ano de 2017 e, outras, estarão um pouco antes, em 2015, mas mesmo assim, não estariam aptas aos jogos da Copa de 2014. O caso de São Paulo seria o mais especial, pois além de o estádio não ter começado a ser construído, os aeroportos de Guarulhos e Campinas não devem ficar prontos daqui a seis anos. Apesar de o Governo já ter investido US$3,2 bilhões para que o Brasil adeque seus aeroportos à Copa - desde meados do ano passado -, algumas obras nem foram iniciadas.

Em resposta ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, que criticou as obras estarem atrasadas e pela infraestrutura nos transportes, o ministro de ESports, Orlando Silva, disse que há atraso nas obras sim, principalmente em São Paulo, mas que o restanto está "a todo vapor".
Quanto aos transportes, o ministro rebateu, garantindo que 70% das obras começarão neste ano e que estarão prontas até o ano 2013. No entanto, um relatório do Ipea revela que grandes obras de infraestrutura de tranportes levam até sete anos para serem concluídas.

Um dos projetos que o Brasil desejou realizar para a Copa do Mundo de 2014 foi o trem de alta velocidade, que ligaria Rio de Janeiro a São Paulo. Para este projeto, nem as obrigas foram licitadas e podem nem operar para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

FONTE: GOOGLE NOTÍCIAS ______ OBRIGADO A AGÊNCIA GOOGLE PELA INFORMAÇÃO.

Nenhum comentário: