Hora Certa

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Voluntariado - Voluntários trabalham na limpeza do córrego Tarumã

Ação foi desenvolvida pela Associação de Moradores e Amigos do Jardim Social e reuniu 150 pessoas

O trabalho de voluntários retirou quase duas toneladas de lixo do córrego Tarumã, no bairro Jardim Social, em Curitiba. Cerca de 150 pessoas se reuniram no dia oito de outubro para a limpeza superficial do córrego, com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância de despoluí-lo. A coleta foi realizada em cerca de um quilômetro, dos três de extensão do córrego, que é um afluente do rio Atuba e passa pelos bairros Tarumã, Bacacheri, Bairro Alto e Jardim Social.

A iniciativa faz parte de um evento mundial, que partiu de uma parceria estabelecida entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Ong The Ocean Conservancy, que trabalha na despoluição de rios e praias. Em Curitiba, a mobilização foi desenvolvida pela Associação de Moradores e Amigos do Jardim Social (AMA-JS), que há quatro meses trabalha com a despoluição do córrego. 

A Associação conta com o apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da Prefeitura de Curitiba. Segundo o gerente da Educação Ambiental da Sanepar Arion Garcia da Silva, a companhia começou um trabalho no córrego a partir de uma solicitação da AMA-JS. Foram então identificados os principais pontos de poluição e iniciado o fortalecimento e melhoria no sistema de coleta de esgoto da região.  “As ações são voltadas para a coleta adequada do esgoto e a destinação correta dos resíduos sólidos. Além de buscar melhor qualidade para o rio, nós precisamos orientar a população para contribuir com esse trabalho”, afirmou Arion.

FONTE: REDES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL, SITE www.fiepr.org.br. Obrigado pela informação.

Nenhum comentário: