Hora Certa

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Educação - Paraná perde 109 vagas de enfermagem, farmácia e odontologia

O Paraná terá 109 vagas a menos em cursos de enfermagem, odontologia e farmácia. O corte foi anunciado nesta segunda-feira (29) pelo Ministério da Educação e atinge nove graduações de sete instituições de ensino superior que obtiveram notas 1 e 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010 – a escala vai de 0 a 5. Em todo o país são 148 cursos afetados, com 3.968 vagas a menos. O CPC avalia a quantidade de professores com titulação de mestres e doutores, a infraestrutura do curso, organização pedagógica e opinião de estudantes.

A maior redução foi na área de enfermagem – serão 57 vagas a menos no Estado. A Universidade Paranaense (Unipar) teve 31 vagas canceladas, sendo 26 no Campus de Toledo e cinco no Campus de Guaíra. A Faculdades Integradas dos Campos Gerais (Cescage) terá que reduzir 12 vagas e as Faculdades Integradas de Campo Mourão (CEI) 14.

Em farmácia, a medida atinge três graduações paranaenses e reduzem 35 vagas. O Centro Universitário Filadélfia (Unifil) perde 17 vagas, a Faculdade Assis Gurgacz (Fag) 14 e o Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) 4. Na área de odontologia serão 17 vagas a menos. O corte obriga a Universidade Tuiuti do Paraná a diminuir a oferta em duas vagas e as Faculdades Integradas dos Campos Gerais (Cescage) em 15.

O percentual de vagas suspensas variou de 20% a 65% da oferta original dependendo da nota alcançada pelo curso. No caso de graduações que já tinham conceito insatisfatório em 2007 e repetiram o mau desempenho em 2010 foi determinada uma redução adicional de 30%, segundo o MEC.

As instituições de ensino terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências e melhorar a qualidade da oferta. Após esse período, o MEC faz uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. Os cursos sob supervisão que estejam com pedidos de recredenciamento em tramitação no ministério terão os processos suspensos enquanto durar a medida cautelar.
 
Fonte: odiario.com. Obrigado pela informação.

Nenhum comentário: