Hora Certa

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bem Estar - O que é o Método Pilates

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal. Durante a execução dos exercícios do Pilates, é preciso que o aluno esteja concentrado e integrado com o seu próprio corpo. Isto permitirá que ele perceba melhor seus músculos e articulações, a posição destes, o grau de contração muscular, pontos dolorosos, pontos fortes, etc.
Perceber o próprio corpo é fundamental para que se desenvolva o controle dele, durante a atividade e no dia-a-dia. Com a progressão das aulas de Pilates, o aluno será capaz de conhecer os músculos responsáveis por determinada ação e desenvolverá uma melhor consciência corporal.
Esta consciência resulta em uma maior ativação neural durante a execução dos movimentos e permite que o indivíduo reconheça e evite posturas dolorosas. Pensar no movimento antes mesmo de realizá-lo, contrair a musculatura responsável pela ação antes dela se iniciar são aspectos determinantes para a qualidade da contração muscular. Pensar no movimento fazem mais fibras motoras serem recrutadas numa ação muscular, o que resulta numa contração mais eficaz e num trabalho mais efetivo.
Este ajuste no movimento faz com que um trabalho cujo qual utilize a carga do próprio corpo, mesmo parecendo simples aos olhos de quem vê, traga resultados tão expressivos.

Nenhum comentário: