Hora Certa

terça-feira, 22 de março de 2011

CULTURA - GRUPO LANTERI, SINÔNIMO DE TEATRO POPULAR

A Associação Cultural Lanteri há mais de 30 anos ocupa lugar de destaque no cenário cultural da grande Curitiba pela qualidade do seu trabalho e de suas propostas inusitadas, levando cultura à grande massa popular. Desde sua origem o grupo mantém como característica principal “o teatro feito pelo povo para o povo”. Seus integrantes são voluntários, pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais. A qualidade artística oferecida pelo Grupo Lanteri e a dedicação de seus inúmeros participantes cria uma relação íntima entre espectador e espetáculo, fato que se repete todos os anos. E esta identificação público-espetáculo faz com que sempre novos integrantes queiram fazer parte do Grupo Lanteri. 

O INÍCIO
Tudo começou em fevereiro de 1978, na Paróquia São Paulo Apóstolo, localizada na Vila São Paulo, de um bairro da periferia de Curitiba.  O ator e diretor Aparecido Massi, que coordenava um grupo de teatro amador da paróquia, resolveu montar naquele ano a “Paixão de Cristo”, para encená-la nas ruas daquele bairro. O primeiro passo foi arrumar o elenco. Então, Massi, com o auxílio de quatro amigos, saiu pelas ruas do bairro à procura de atores amadores e, poucos dias depois, conseguiu reunir 40 jovens para a encenação. Depois do elenco estar pronto, era a vez de arrumar os figurinos e novamente a solidariedade e a criatividade foram primordiais. Com dinheiro emprestado e com o envolvimento dos parentes dos novos “atores”, Massi montou um figurino reciclável que serviria não somente para a “Paixão de Cristo”, mas para qualquer outra peça teatral que o grupo viesse a realizar. Desta forma, com inúmeras dificuldades, mas, acima de tudo com muita dedicação é que foi criado o espetáculo “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”, que hoje é tradicional na capital paranaense e que se tornou o cartão de visitas do grupo. Para pagar o que devia, o grupo montou uma peça chamada ”Regresso”, que foi apresentada em diversos bairros e municípios vizinhos. Além de conseguir sanar a dívida, o figurino foi ampliado para o ano seguinte.
A partir disso, outras surpresas aconteceram. O elenco aumentou para 90 integrantes, com a participação de “atores” de outras paróquias da região e o aparecimento de um envelope misterioso com uma doação anônima, que serviu para aumentar o figurino. No início, figurinos e cenários eram feitos por colaboradores do grupo, inclusive as crianças também participavam. Todo trabalho era realizado da forma mais artesanal possível, descobrindo­-se entre os integrantes, excelentes sapateiros, desenhistas, artesãos, enfim, verdadeiros artistas.



Nenhum comentário: