Hora Certa

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dicas de Verduras, Frutas e Legumes safra Fevereiro/Março

Dê preferência aos alimentos da temporada! Eles custam menos e você ainda garante refeições mais nutritivas e saborosas para a sua família.

Comprar verduras, legumes e frutas da época garante economia no bolso e mais nutrientes no prato. No período de safra, os alimentos se desenvolvem melhor, oferecem uma qualidade nutricional maior e ainda são mais baratos. Descubra quais são as melhores opções para os meses de fevereiro e março e qual é a melhor maneira de armazená-los em casa

Caqui
- Como escolher
Frágil, a fruta tem a casca muito fina e polpa mole. Na hora da compra, prefira o caqui mais firme e de cor uniforme e embrulhe-o em jornal para amadurecer. Observe se não há rachaduras na casca. Se houver, o processo de deterioração é mais rápido.
- Como conservar
Se o caqui já estiver maduro, guarde-o na geladeira ou em local fresco. Nunca lave a fruta se não for consumi-la imediatamente, pois ela estraga com facilidade. O caqui em boas condições pode durar até cinco dias na geladeira. 

Beterraba
- Como escolher
Compre as beterrabas de tamanho pequeno ou médio, com folhas frescas e viçosas. Assim elas são mais saborosas e macias, além de durarem mais tempo. A casca deve ser uniforme, sem manchas ou rachaduras, e a raiz deve estar firme. Não compre a beterraba murcha. Isso é sinal de que ela está velha e fibrosa.
- Como conservar
A beterraba pode ser guardada em local fresco por até uma semana e, na geladeira, por cerca de 15 dias. Se estiver em ramo, retire as folhas e guarde-as separadamente em saco plástico. Ricas em nutrientes, as folhas e talos podem ser usados no preparo de sopas e caldos. Só fique atenta porque o tempo de vida das folhas é bem mais curto.

Mandioca
- Como escolher
Normalmente, é vendida com a ponta cortada para que seja possível verificar a qualidade: seu interior deve ser branco, uniforme e sem manchas pretas, e a casca deve se soltar com facilidade. Se preferir comprar a mandioca já descascada, ela deve estar embalada a vácuo e indicar a data de validade.
- Como conservar
A mandioca deve ser consumida logo após a compra, pois estraga rapidamente. Se estiver inteira, guarde-a na geladeira por, no máximo, dois dias. Caso esteja cortada, conserve-a descascada e em pedaços mergulhada em água, na geladeira, por até quatro dias. 

Milho-verde
- Como escolher
Seja na feira ou no supermercado, o milho deve ser mantido em local fresco e arejado, sob o abrigo da luz. As melhores espigas são aquelas que têm casca de palha verde e macia, grãos graúdos e brilhantes. Não compre se o produto estiver murcho e com manchas.
- Como conservar
O ideal é cozinhar o milho no dia da compra, já que as espigas são bem sensíveis. Se não for possível, conserve-as na geladeira dentro de sacos plásticos sem remover a casca de palha. Também é possível cozinhar o milho e guardá-lo cozido, retirando os grãos com auxílio de uma faca.

Vagem
- Como escolher
Prefira as inteiras, frescas e com cor verde uniforme. Não compre as murchas, com pontas escuras ou manchas. E evite as vagens com saliências – sinal de que as sementes internas estão grandes e o produto já passou do ponto, está fibroso e sem sabor.
- Como conservar
Guarde-as na geladeira, sem lavar e em saco plástico, por até uma semana.

Nenhum comentário: