Hora Certa

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Cozinha Mediterrânea

Quem a pratica tem mais saúde, mais alegria e é um amante natural de tudo quanto é bom e dá prazer, o que inclui de uma forma inata, comer. Comer bem, comer saúde, comer alegria e comer amor, pois o acto de cozinhar e de nos alimentar o é, no sentido de darmos o melhor ao nosso corpo e podermos oferecer o melhor de nós. 

Conforme o nome indica este tipo de cozinha é a que se pratica na Região Mediterrânea, compreendendo Países da Europa, Ásia e África. Apesar de não serem banhados pelo Mar Mediterrâneo, característica destes povos, Portugal, na Europa e a Jordânia, na Ásia, são considerados Países Mediterrâneos, quer pela sua proximidade geográfica, como pelas suas características climáticas e culturais.

A Cozinha Mediterrânea é sazonal, respeitando o ciclo dos alimentos durante as estações do ano, multicultural, visto que abarca uma infinidade de influências, características destes povos que sofreram várias ocupações e variações culturais e natural porque respeita os alimentos, não os adulterando de uma forma negligente, mas sábia na procura de novos sabores, diferentes combinações e composições de uma forma artística e inovadora. É uma cozinha saudável pela variedade de ingredientes, cores, sabores e texturas, com respeito pela tradição, gosto pela inovação e uma natural tendência para o improviso. Uma das principais características desta cozinha é o refogado, amplamente divulgado por Portugueses e Espanhóis nas suas conquistas.

A base da dieta Mediterrânea, são o vinho tinto, o azeite e o pão. Os legumes, variados, encabeçam a lista que passa pela carne de porco e borrego, pelo peixe e marisco, ervas e especiarias, pelo leite e pelo queijo. Entre nós, enraizou-se a trilogia do tomate, cebola e alho, que amigados, fazem milagres. A Alimentação é cada vez mais uma preocupação da OMS o que levou a EU a restringir e até proibir a publicidade do Fast Food dirigido a crianças.

Em Portugal mais de 30% das crianças até aos dezasseis anos são obesas. A “Moda” – enquanto movimento que baliza a tendência consumista, cria tendências, muitas delas resultantes dos diferentes estratos da evolução do homem, como por exemplo a Revolução Industrial que marcou a alimentação do Homem. As modas vão e vêem e no que toca à alimentação, sensatamente, a moda de hoje é a comida saudável, a de antigamente, a cozinha da avó, aliada aos importantes conhecimentos apreendidos pelos técnicos de saúde.

Cavala alhada

Ingredientes:
1 kg de cavalas
1 Cabeça de alho
2,5 dl de azeite
1, 5 dl de vinagre
300 g coentros
Sal grosso

Confecção:
Retirar a cabeça e as tripas e limpar de espinhas, a cavala. Cortar em troços com três dedos de largura. Salgar e deixar de repouso por um dia. Retirar o excesso de sal e escaldar em água a ferver. Arrefecer em água fria. Colocar em recipiente e temperar com os coentros, o azeite e o vinagre. 

Fonte: Diário Online. Obrigadopela informação.

Nenhum comentário: