Hora Certa

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Segurança Pública - Guarda Municipal terá opção mais segura

A Secretaria de Segurança estabelece novas diretrizes sobre o uso da força pelos agentes da segurança pública federais, devem obedecer os princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência. A nova norma de segurança aprovada, não proibe qualquer tipo de ação, mas diz que alguns procedimentos de segurança usados, como por exemplo: apontar uma armas de fogo para pessoas em fuga ou condutores que não respeitem o bloqueio policial, e até mesmo apontar armas letais contra pessoa durante prática de abordagem, não é um procedimento legitimo.
Também esta previsto na nova norma de segurança pública, que todos os agentes em razão de sua função, caso envova-se em sutuação do uso da força devem portar no mínimo dois instrumentos de menor potencial ofensivo. Uma boa opção, são as pistolas Taser que não são armas letais. Elas evitam o disparo de armas de fogo, apenas paralisando os infratores.
A Taser emite ondas "T" (semelhantes à onda cerebral), paralisando o infrator, que permanece lúcido, mas não consegue controlar o próprio corpo, as ondas de choque emitidas pela pistola "T", não provoca lesão e nem hematoma; apenas imobiliza o infrator por tempo suficiente para a sua detenção. Só quem pode utilizar a pistola Taser são os integrantes da Guarda Municipal. 

 

Um comentário:

Marja disse...

Para aqueles que tem medo do abuso por parte dos guardas municipais, essa nova arma contém um chip que registra todos os disparos, permitindo assim que as autoridades possam monitorar e coibir casos de abuso de poder.