Hora Certa

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Para casais felizes, sexo perfeito é reflexo de sintonia emocional

Quanto mais felizes juntos, maior a satisfação sexual dos dois. Saiba o que torna o relacionamento uma fonte de alegria e prazer no dia a dia e na cama.

 

“O coração dá as ordens e o corpo obedece”. Depois de receber o retorno de mais de 90 mil pessoas de todo o mundo em uma pesquisa sobre afetividade e sexualidade feita pela internet, esta foi a conclusão da sexóloga Pepper Schwartz, doutora em sociologia e professora na Universidade de Washington (EUA).

Os resultados foram esmiuçados no livro "The Normal Bar: The Surprising Secrets of Extremely Happy Cupeles" (Random House, sem previsão de lançamento no Brasil; em tradução livre, “O Padrão Normal: Os Surpreendentes Segredos de Casais Extremamente Felizes”) e apresentados no 21º Congresso da Associação Mundial pela Saúde Sexual, que terminou ontem em Porto Alegre. 

O ponto de interesse do estudo é entender o que é considerado “normal” em termos de comportamento pelos casais que se declaram extremamente felizes e como a sintonia emocional interfere na vida sexual que eles levam. “Eles fazem mais sexo do que os casais médios ou infelizes e estão mais satisfeitos com o desempenho, tanto individual como em dupla, na cama. A pesquisa revelou que todos os aspectos positivos relacionados à sexualidade são mais frequentes entre quem é mais feliz com o relacionamento”, afirma Pepper.

De onde vem a felicidade?
 
Em grande medida, a felicidade deles se manifesta e se sustenta nos pequenos gestos cotidianos. Entre os mais mencionados por integrantes de casais em alta sintonia estão andar de mãos dadas, falar “eu te amo” a qualquer momento, dar as mãos ou se abraçar quando diante da TV ou de uma tela de cinema, dar e receber beijos e “selinhos” espontâneos, dar e receber cafuné, ter apelidos carinhosos  e fazer demonstrações públicas de afeto.

Acontecimentos mais elaborados e memoráveis também entram na lista do que proporciona contentamento no dia a dia deles. 88% dos casais extremamente felizes fazem viagens românticas com duração de dois a dez dias pelo menos uma vez a cada três meses. Além disso, 75% das mulheres desse grupo ganham presentes românticos – flores, cartões, bombons, joias – sem motivo ou data especial.

Alegria também na cama
 
A vida sexual também é beneficiada – e muito – pela sintonia emocional. Independentemente da faixa etária, casais extremamente felizes fazem sexo pelo menos três vezes por semana (“Os mais velhos lançam mão de medicamentos estimulantes abertamente, sem o menor problema”, conta) e estão plenamente satisfeitos com o desempenho individual e em dupla. Nos outros grupos, o sexo é bem menos frequente (de uma vez por semana a uma vez por mês) e, para 53% dos homens e 37% das mulheres, feito por obrigação.

A confiança e a cumplicidade também ajudam a colocar em prática pequenas alterações em prol do maior prazer sempre que necessário, pois nem homens nem mulheres têm vergonha de falar para o(a) parceiro(a) o que querem experimentar. No período da pesquisa, os homens revelaram que pediram novas posições sexuais, menos passividade e mais barulho na hora da relação. As mulheres, por sua vez, quiseram preliminares mais longas, menos previsibilidade e mais conversa durante o sexo. Todos garantiram que foram atendidos.

FONTE: SITE IG SÃO PAULO. GRATO PELA INFORMAÇÃO.


Nenhum comentário: