Hora Certa

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

INERNACIONAL - Manifestações tomam conta da Grécia em nova greve contra austeridade

A Grécia foi tomada por diversos protestos após ter sido convocada uma nova greve geral, nesta quinta-feira (18). A greve convocada pelos sindicatos é a quarta no ano e tem como objetivo protestar contra a austeridade, no mesmo dia de uma reunião de cúpula em Bruxelas das autoridades europeias.

Os serviços públicos e os transportes, como o metrô, trens e os táxis, foram fortemente afetados. Diversos voos foram cancelados.

Os dois principais sindicatos do país, GSEE e Adedy, desejam enviar a mensagem de que um terceiro ano consecutivo de cortes orçamentários não será suportado pelos gregos, enquanto o país afunda na recessão-depressão.

Várias manifestações estão acontecendo em Atenas e outras cidades do país.

Ao mesmo tempo, o governo de coalizão, dirigido pelo primeiro-ministro conservador Antonis Samaras, continua discutindo com o trio de credores (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) os últimos detalhes do programa de ajuste econômico.

Manifestante morto
Durante os protestos, um homem de 66 anos morreu, aparentemente por um problema cardíaco, durante uma enorme manifestação no centro da capital grega, onde a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, informou a imprensa local.

O homem caiu no chão e foi levado a um hospital de Atenas, onde faleceu, informou a rádio Skai.
Outras cinco pessoas, incluindo dois policiais, ficaram feridas em confrontos esporádicos que ocorreram durante o protesto.

Fonte: Site R7 notícias. Obrigado pela informação.

Nenhum comentário: