Hora Certa

segunda-feira, 12 de março de 2012

Na luta e na reafirmação de direitos, mulheres vão às ruas

Marcha do 8 de março no Centro de Curitiba trouxe para o debate luta contra o machismo e também agrotóxicos.

Marcha das Mulheres percorre o Centro de Curitiba.
Mais de mil mulheres se reuniram numa grande marcha no Centro de Curitiba neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para exigir o fim da violência, o combate ao machismo e o respeito a direitos. A manifestação, que saiu da Praça Santos Andrade rumo à Boca Maldita, contou com grande participação de mulheres militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e Via Campesina, que trouxeram a bandeira da luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos.

O movimento teve importante participação da APP-Sindicato. "É um dia para nos lembrarmos todas as nossas dificuldades, todas as nossas lutas, nossas bandeiras, que temos levantados ao longo dos anos", observou a professora Elizamara Goulart de Araújo, secretária de Gênero e Igualdade Racial da Entidade, lembrando conquistas importantes, como o direito ao voto feminino. Ela observou que é preciso haver, contudo, uma profunda mudança de mentalidade a fim de que as mulheres possam ocupar espaços importantes de poder e no mundo do trabalho.

A presidenta Marlei Fernandes de Carvalho, à frente do carro de som, exaltou as mulheres que fazem no seu cotidiano a luta por um mundo melhor, com igualdade, sem homofobia ou misoginia. Marlei lembrou ainda a péssima remuneração historicamente dada no trabalho no magistério e nos serviços de saúde e relacionou este fato à grande participação feminina nestes campos. "Não é a toa que a sociedade brasileira relegou a educação, a saúde, a assistência social - que são atividades de mulheres - a baixos salários, e nos não aceitamos esta situação", disse. 

Durante a marcha houve manifestações sobre diversos temas da luta feminista, com a participação dos diversos movimentos sociais que integram a organização do evento. Uma encenação nas escadarias da UFPR, na Praça Santos Andrade, denunciou o sexismo nos trotes universitários. Em outro ato, na esquina das Marechais, com música, as mulheres lembraram as nódoas deixadas pelo machismo na sociedade e a necessidade de superação. Por fim um grande ato na Boca Maldita encerrou a marcha.

Tarde - À tarde foram entregue aos gestores do Estado e ao Ministério Público, a Pauta de Reivindicações do Movimento Feminista, incluindo as deliberações da III Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, com destaque à reivindicação de criação da Secretaria de Políticas para Mulheres no Estado do Paraná. À noite a partir das 19h, no Salão Nobre da APP-Sindicato, haverá apresentação e debate do documentário sobre a representação das mulheres na mídia e seu impacto na imagem social das mulheres, com a participação da professora Miriam Adelman.

Fonte: Assessoria de Imprensa da APP Sindicato. Obrigado pela informação.

Nenhum comentário: