Hora Certa

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Panorama - Guabi, mudanças em 10 anos

O jovem  talento do jornalismo curitibano, OTILIO RIBAS, em 2003, resolveu trabalhar na comunidade, seguindo os passos do vereador ARLINDO RIBAS DE OLIVEIRA. Homem público, Cidadão Honorário de Curitiba, politico de carater ilibado, seu afilhado e sobrinho resolveu resgatar algumas matérias feita em sua carreira de jornalista. Buscando outras melhorias para o Guabirotuba, bairro nasceu e até hoje mora nele, daremos início a uma serie de reportagens já feitas e que desencadeou grandes mudanças desde 1970, ano do tri da Seleção Canarinha, a comunidade mais carente da região sofre com isto.

JULHO DE 2003

Moradores do Guabirotuba pedem a regularização dos terrenos de invasão

A Associação Comunitária do Jardim Savana espera regularizar a situação de 140 famílias que vivem em áreas de invasão a beira do Rio Belém. As principais exigencias da comunidade e o saneamento básico e a higiene pessoal. Nas áreas de invasão, podem ocorrer desabamentos as margens do rio, onde estão localizadas casas de catadores de papel que atuam no Guabirotuba. Em época de calor intenso, o lixo acumulado causa mau cheiro favorecendo o aparecimento de ratos e baratas.


      Empresa promove ação social para fechar valeta a ceú aberto

Placas do Paraná hoje Arauco do Brasil faz parceria com a Associação de Moradores do Jardim Savana. A ação social envolveu moradores da região, funcionários da empresa e também ex-presidente da Associação Sebastião dos Passos. A ação social tornou-se necessária devido ao descaso das autoridades competentes da época. A indignação tomou conta do presidente da Associação, que imediatamente, procurou a empresa mais próxima da região, para obter ajuda para o fechamento das valetas existentes na região. Desta forma, os moradores trabalham na comunidade graças ao apoio da empresa e dos voluntários.



SETEMBRO DE 2003

Jardim Savana parceria que deu certo

Após procurar por diversas vezes os órgãos públicos e não obteve nenhuma resposta positiva sobre a solução do problema das valetas a céu aberto em sua comunidade, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Savana no Guabirotuba, Sebastião Passos resolveu então procurar a iniciativa privada. Passou agendou uma reunião com a gerente de Recursos Humanos da empresa Placas do Paraná hoje Arauco do Brasil, Luzia Helena Schosses, empresa esta que ficava no mesmo bairro.
A partir daquele encontro entre Comunidade e a Placas do Paraná, o trabalho de parceria começou a ser realizado, funcionários foram deslocados juntamente com as máquinas que foram utilizadas no serviço. Hoje o trabalho de ação social foi abandonado.

MAIO DE 2004

MORADORES ESPERAM REGULARIZAR TERRENOS INVADIDOS

O titulo acima foi o último registo publicado. será que esta regularização foi realmente feita, os responsáveis pelo assunto desapareceram mas a MIC vai tentar encontra-los para novos esclarecimentos e novidades do Guabirotuba.

Nenhum comentário: