Faltam poucas horas para o ínício do Rock in Rio. O maior festival de música e entretenimento do mundo, nesta edição, receberá mais de 160 atrações musicais, nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro. O evento, que acontece na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, é feito para todas as tribos e movimenta a economia.
Com ingressos esgotados, a expectativa de impacto econômico do Rock in Rio 2011 é alta.
De acordo com dados da Secretaria de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro (Riotur), este ano o evento injetará diretamente cerca de 461 milhões de dólares na economia da cidade, com efeito multiplicador: são mais de 52 setores de turismo atingidos e mais de 10 mil empregos gerados direta e indiretamente durante os dias do festival.
Aproveitando o bom momento, algumas marcas lançaram produtos especiais para os fãs curtirem os shows dos seus artistas preferidos. A Carioquez, como já contamos em notícia publicada no mês de maio, assina as joias oficiais do Rock in Rio, mas outros acessórios também prometem conquistar o público, como relógios e óculos solares.
O Rock in Rio está de volta à casa. Após dez anos, o público poderá matar as saudades do evento que foi exportado e gerou enorme visibilidade para a cidade e para o país.
A primeira edição do Rock in Rio foi realizada em janeiro de 1985, por iniciativa do empresário brasileiro Roberto Medina. Em plena transição da ditadura para a democracia, o festival convidou o Brasil a comemorar a liberdade.
O evento soma nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010). Mais de 5 milhões de pessoas estiveram presentes para assistir as 656 atrações que passaram pelo evento.
No total, foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Em 2011, a expectativa é que 600 mil pessoas passem pelo evento e possam desfrutar com segurança e conforto cada uma das atrações que o festival oferecerá, como o Palco Mundo e as tendas Eletrônica e Palco Sunset. Nesta edição, o Rock in Rio ganha atrações dignas de num parque de diversões e o público poderá se divertir na Tirolesa, Roda Gigante e Kaboon.
Com o mote "Por um Mundo Melhor", o Rock in Rio visa uma atuação sustentável e socialmente responsável, que vai desde a compensação das emissões de carbono até a escolha de parceiros com atuação socioambiental. O festival procura, além disso, dar apoio direto a diversos projetos de sustentabilidade: ao longo dos últimos 10 anos, foram destinados mais de 4 milhões de euros a ações de educação e conscientização ambiental.
Porém, mais importante, é a mensagem que o festival busca espalhar: a ideia da união de todos através da música: "estamos juntos e nossas pequenas atitudes no dia a dia têm grande impacto sobre o futuro do planeta".
Nenhum comentário:
Postar um comentário