Hora Certa
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
PENSAMENTO
A amizade consegue ser tão complexa...... Deixa uns tão desanimados, outros tão felizes.....É a alimentação dos fracos e o reino dos fortes.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Politica - Entenda o que prevê a Emenda 29 da Saúde
Desde a promulgação da Emenda 29 , em 13 de setembro de 2000, estados e municípios estão obrigados a aplicar, respectivamente, 12% e 15% de suas arrecadações tributárias na manutenção da saúde pública. Mas com frequência incluíam na cota da saúde despesas com merenda escolar, saneamento básico, coleta de lixo e assistência social, entre outras.
O fim desse entendimento elástico do gasto com saúde é previsto na regulamentação da Emenda 29, aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (21) na forma de um projeto de lei complementar (PLP 306/08), que será agora examinado pelo Senado. Além de vedar explicitamente a inclusão dessas despesas na rubrica da saúde - como fizeram 22 estados no ano de 2008 , o projeto define o que é o gasto público que pode ser feito sob o amparo da parcela que cada ente federado deve aplicar no setor.
Exclusões
A remuneração do pessoal ativo da área de saúde, por exemplo, pode ser considerada como despesa da área. Mas, se o funcionário se aposentar ou se for cedido para atividade diversa, seu salário ou aposentadoria deve ser excluído do cálculo.
Mesmo a despesa com saúde que não atenda ao princípio do acesso universal - por exemplo, o custeio de um plano de saúde restrito aos funcionários municipais ou estaduais - não poderá ser paga na cota dos recursos vinculados.
Alterações
Os deputados alteraram o projeto aprovado no Senado, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC) e que tramitou na Casa como PLS 121/07 (no Senado). Portanto, cabe ao Senado acolher ou rejeitar as alterações feitas pela Câmara no projeto, e não modificá-lo. Ou seja, os senadores não poderão recriar, na mesma proposta, a Contribuição Social para a Saúde (CSS) - incluída em substitutivo do deputado Pepe Vargas (PT-RS) e rejeitada em Plenário.
Quanto às despesas do governo federal com a saúde, os deputados fizeram uma alteração no projeto aprovado pelo Senado. Em vez dos 10% da receita corrente bruta definidos pelos senadores, o governo federal aplicará o valor empenhado no ano anterior acrescido da variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB) ocorrida entre os dois anos anteriores ao que se referir a lei orçamentária. Assim, para 2012, por exemplo, teria de investir o empenhado em 2011 mais a variação do PIB de 2010 para 2011.
Caso se revise para cima o cálculo do PIB, créditos adicionais deverão ser abertos para ajustar o total. No caso de revisão para baixo, o valor mínimo nominal não poderá ser reduzido.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Rock in Rio 2011 - Cidade do Rock pronta para o Show
Faltam poucas horas para o ínício do Rock in Rio. O maior festival de música e entretenimento do mundo, nesta edição, receberá mais de 160 atrações musicais, nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro. O evento, que acontece na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, é feito para todas as tribos e movimenta a economia.
Com ingressos esgotados, a expectativa de impacto econômico do Rock in Rio 2011 é alta.
De acordo com dados da Secretaria de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro (Riotur), este ano o evento injetará diretamente cerca de 461 milhões de dólares na economia da cidade, com efeito multiplicador: são mais de 52 setores de turismo atingidos e mais de 10 mil empregos gerados direta e indiretamente durante os dias do festival.
Aproveitando o bom momento, algumas marcas lançaram produtos especiais para os fãs curtirem os shows dos seus artistas preferidos. A Carioquez, como já contamos em notícia publicada no mês de maio, assina as joias oficiais do Rock in Rio, mas outros acessórios também prometem conquistar o público, como relógios e óculos solares.
O Rock in Rio está de volta à casa. Após dez anos, o público poderá matar as saudades do evento que foi exportado e gerou enorme visibilidade para a cidade e para o país.
A primeira edição do Rock in Rio foi realizada em janeiro de 1985, por iniciativa do empresário brasileiro Roberto Medina. Em plena transição da ditadura para a democracia, o festival convidou o Brasil a comemorar a liberdade.
O evento soma nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010). Mais de 5 milhões de pessoas estiveram presentes para assistir as 656 atrações que passaram pelo evento.
No total, foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Em 2011, a expectativa é que 600 mil pessoas passem pelo evento e possam desfrutar com segurança e conforto cada uma das atrações que o festival oferecerá, como o Palco Mundo e as tendas Eletrônica e Palco Sunset. Nesta edição, o Rock in Rio ganha atrações dignas de num parque de diversões e o público poderá se divertir na Tirolesa, Roda Gigante e Kaboon.
Com o mote "Por um Mundo Melhor", o Rock in Rio visa uma atuação sustentável e socialmente responsável, que vai desde a compensação das emissões de carbono até a escolha de parceiros com atuação socioambiental. O festival procura, além disso, dar apoio direto a diversos projetos de sustentabilidade: ao longo dos últimos 10 anos, foram destinados mais de 4 milhões de euros a ações de educação e conscientização ambiental.
Porém, mais importante, é a mensagem que o festival busca espalhar: a ideia da união de todos através da música: "estamos juntos e nossas pequenas atitudes no dia a dia têm grande impacto sobre o futuro do planeta".
Evolução - Partícula supera velocidade da luz e ameaça teoria de Einstein
Uma equipe internacional de cientistas disse na quinta-feira que registrou partículas subatômicas deslocando-se a velocidades superiores às da luz, o que pode colocar em xeque as respeitadas teorias de Albert Einstein sobre as leis do universo.
Antonio Ereditato, porta-voz dos pesquisadores, disse à Reuters que as medições realizadas ao longo de três anos mostraram que neutrinos expelidos pelo laboratório Cern, nos arredores de Genebra, viajaram até Gran Sasso, na Itália, em um tempo 60 nanossegundos inferior ao que a luz demoraria.
"Temos alta confiança nos nossos resultados. Checamos e rechecamos para ver se algo poderia ter distorcido nossas medições, mas não encontramos nada", disse. "Agora queremos que colegas chequem de forma independente."
A Teoria Especial (ou Restrita) da Relatividade, proposta em 1905 por Einstein, diz que a velocidade da luz é uma "constante cósmica", e que nada no universo pode viajar mais rapidamente do que ela.
Esse pressuposto, que resistiu a mais de um século de testes, é um dos elementos-chaves do chamado Modelo Padrão da física, que tenta descrever a forma como o universo e todo o seu conteúdo funcionam.
A descoberta, totalmente inesperada, surgiu de um trabalho conjunto do laboratório de pesquisa de partículas Cern, na Suíça, com o Laboratório Gran Sasso, na região central da Itália.
Um total de 15 mil feixes de neutrinos -- minúsculas partículas que permeiam o cosmo -- foram disparados ao longo dos três anos no trajeto de 730 quilômetros que separa os dois laboratórios, até serem capturados por detectores gigantes. A luz teria percorrido essa distância em 2,4 milésimos de segundo, mas os neutrinos se adiantaram em 60 bilionésimos de segundo. "É uma diferença minúscula", disse Ereditato, que também trabalha na Universidade de Berna, "mas conceitualmente é incrivelmente importante. A descoberta é tão impressionante que, por enquanto, todos devem ficar muito prudentes."
Ele não quis especular sobre o significado da descoberta caso as mensurações sejam confirmadas por outros cientistas, que serão oficialmente informados dos resultados em uma reunião na sexta-feira no Cern.
"Não quero pensar nas implicações. Somos cientistas e trabalhamos com o que sabemos", disse.
Grande parte da literatura de ficção científica se baseia na ideia de que, se a velocidade da luz pudesse ser superada, viagens no tempo se tornariam teoricamente possíveis.
A existência do neutrino, que tem uma massa ínfima e surge pela desintegração radiativa ou por reações nucleares como as ocorridas no Sol, foi confirmada em 1934, mas ainda intriga os cientistas.
Ele pode passar sem ser detectado e sem ser afetado pela maior parte dos tipos de matéria, mesmo a longas distâncias. Milhões deles atravessam o organismo humano diariamente, segundo cientistas.
FONTE: REUTERS BRASIL. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
FRASE DO DIA
Sabe quando um relacionamento se torna duradouro?? quando existe a paciencia, o amor e a vontade de ver a outra pessoa feliz!!
FABI UMA MULHER ESPECIAL
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Comunicado - Dilma defende imposto para custear gastos com Saúde
A presidente Dilma Rousseff disse hoje que haverá necessidade de criação de um imposto para o financiamento da Saúde. Ela também afirmou que os recursos provenientes dessa fonte têm que ser destinados exclusivamente ao setor. Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, Dilma declarou que se opôs à Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) porque os recursos arrecadados com o tributo eram "desviados", mas que há necessidade de uma fonte extra de recursos para custear gastos que terão os três níveis de governo com a possível aprovação da Emenda 29, que regulamenta os gastos do setor.
"Não há saúde sem médico. Estávamos formando menos médicos que dez anos atrás, proporcionalmente. Não sou a favor daquela CPMF, por conta de que ela foi desviada. Agora, entre esse fato e falar que não precisa, precisa sim", declarou a presidente. Dilma disse ainda que vai "lutar" para que os recursos cheguem ao seu destino. "Pessoas que melhoraram e que vão melhorar de vida vão querer o quê? Serviço público de qualidade. É função de um governo buscar isso com todas as suas forças. Vou trabalhar diariamente para garantir que aquele R$ 1 destinado a determinado lugar chegue naquele lugar. Vou lutar para isso."
FONTE: AGÊNCIA ESTADO. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.
Assinar:
Postagens (Atom)